A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de ser reconhecida como um Centro de Treino Internacional da American Heart Association – um dos poucos em Portugal. A partir de agora, todos os estudantes de Medicina da faculdade vão poder receber formação certificada e reconhecida a nível global em suporte básico e avançado de vida.

De acordo com Cristina Granja, intensivista e professora da FMUP, o novo estatuto deste estabelecimento de Ensino Superior vai-lhe permitir “alargar o espetro de ação”. “Antes de sermos um Centro de Treino Internacional da American Heart Association, a FMUP já era um local de treino. Inicialmente dávamos formação ao sexto ano e este ano letivo abrimos ao primeiro ano”.

Já com o Centro de Treino Internacional aberto, a FMUP pretende estender a iniciativa a todos os estudantes, permitindo que os mesmos obtenham “competências focadas no processo de atuação perante uma pessoa que tenha um colapso devido a paragem cardíaca ou respiratória”, esclarece, acrescentando que a instituição ganhou mais autonomia de formação no âmbito da American Heart Association.

Na vanguarda da formação em suporte básico e avançado de vida

Em março de 2021, a FMUP já tinha oferecido aos seus estudantes uma formação certificada pela American Heart Association. A formação, que segue um protocolo rigoroso de ensino e execução, contemplou, no seu primeiro ano, cerca de 300 estudantes do último ano do Mestrado Integrado em Medicina.

Os estudantes foram treinados através de simuladores e de um desfibrilhador automático externo, um dos equipamentos médicos essenciais para salvar vidas, já que, através de uma corrente elétrica, é capaz de reverter a paragem cardíaca e fazer com que o coração volte a bombear sangue para o corpo.

Recorde-se que a desfibrilhação elétrica é o único tratamento eficaz para a fibrilhação ventricular, causa principal da morte súbita cardíaca. A execução correta e atempada das técnicas de suporte básico de vida é uma das mais importantes competências médicas, sendo por isso ensinada aos estudantes de Medicina desde cedo na sua formação.

Além desta iniciativa, a Faculdade de Medicina da U.Porto tem vindo aprofundar o conhecimento sobre as técnicas de suporte básico e avançado de vida através de projetos internacionais.

Recentemente, a FMUP passou a liderar um projeto internacional que vai avaliar os fatores que influenciam o desempenho dos socorristas durante a ressuscitação cardiopulmonar, como a fadiga ou a posição do socorrista.

Os resultados deste projeto vão permitir desenvolver novas recomendações para o processo de ressuscitação cardiopulmonar, garantindo que a manobra é executada com a maior qualidade possível.