O Grupo de Jazz da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) volta à Reitoria da U.Porto, no próximo dia 15 de dezembro, às 21h30, para um concerto que… não é de Natal. A direção musical caberá ao pianista Paulo Gomes.

Vamos ouvir metais e madeiras soprarem uma secção rítmica que vai trazer, ao Salão Nobre da Reitoria, temas de Miles Davis, Sonny Rollins, Dizzy Gillespie, Wayne Shorter, Richard Rodgers, Billy Strayhorn, Jimmy Van Heusen e Henri Mancini. Serão “clássicos” que fazem parte da nossa memória coletiva, sempre renovados pelas interpretações dos músicos de jazz.

O Grupo de Jazz da FEUP é dirigido por Paulo Gomes, sendo um projeto desenvolvido pelo Comissariado Cultural da FEUP desde há 15 anos.

O grupo é atualmente formado por: Luís Barbosa, Rita Neves, Gabriel Soares e Francisco Freitas (Trompetes); Pedro Magalhães e Gabriel Ferreira (Trombones); João Santos e Nuno Morais (Clarinetes); Lisa Salgueiro, Nádia Carvalho, João Guerra, Raúl Freitas, Juan Bogarin e Leonardo Vasconcelos (Saxofones ); Mário Florido (Guitarra), Guiherme Silva (Piano); Tiago Almeida (Contrabaixo); João Torres e Pedro Barbeira (Bateria).

O concerto de dia 15 de dezembro é de entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço.

O Grupo de Jazz da FEUP

Foi criado em 2008 como atividade cultural complementar oferecida pela Faculdade a toda a comunidade FEUP, inicialmente com o nome de Oficina de Música da FEUP. O grupo dividiu-se desde o início em duas secções – vocal e instrumental, sendo a primeira dirigida por Fátima Serro e a segunda por Paulo Gomes.

Funcionando de forma ora autónoma, ora articulada, os grupos já gravaram dois CD’s (2013 e 2019), com apresentações no palco do auditório da FEUP, que contaram com solistas convidados.

Por volta de 2016, a participação nos grupos passa a estar aberta a toda a comunidade da U.Porto. Em 2017 e 2018 organizam os concertos Let’s Face the Music and… Dance!, no Ateneu Comercial do Porto, atuando com praticantes de Lindy Hop dançando ao som da sua música, concertos que foram um grande sucesso.

Entre março de 2020 e setembro de 2021 os grupos suspenderam a sua atividade em consequência da pandemia de Covid-19, tendo finalmente retomado os ensaios semanais em outubro de 2022.

O Grupo Vocal da FEUP e o Grupo de Jazz da FEUP são compostos por estudantes, técnicos e docentes da Universidade do Porto.