João Pacheco, antigo estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu recentemente o prémio APAET, que distingue os melhores trabalhos de investigação em mecânica experimental.

Atribuído no âmbito das comemorações dos 40 anos da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões e Mecânica Experimental (APAET), “o prémio é o reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvido, sendo um enorme motivo de orgulho e uma honra ser reconhecido por uma associação com história e de grandíssimo prestígio”, refere o alumnus da FEUP.

O projeto premiado, desenvolvido no Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da FEUP sob a orientação de Filipe Magalhães e Álvaro Cunha, docentes do Departamento de Engenharia Civil, enquadra-se na linha de investigação sobre monitorização e modelação estrutural de geradores eólicos onshore e offshore flutuantes.

“Foram desenvolvidas campanhas de monitorização estrutural de vários aerogeradores com apoio da EDP Renováveis, da VESTAS e do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), criando estratégias otimizadas para monitorizar parques eólicos e avaliar a performance estrutural e o tempo de vida consumido”, avança João Pacheco.

As novas metodologias de monitorização, integradas numa estratégia de manutenção preventiva, vão permitir reduzir custos, acompanhar a evolução do desgaste dos ativos, definir estratégias de reparação, prolongar a vida útil dos componentes e medir o comportamento estrutural dos aerogeradores. “São propostas de valor que respondem aos grandes desafios do setor eólico na atualidade e que, certamente, vão contribuir para aumentar a sua competitividade”, conclui.

“O trabalho submetido pelo João Pacheco, além de ter uma elevada qualidade científica, distingue-se também pela abordagem multidisciplinar e rigorosa de um assunto com grande importância e atualidade como é a monitorização estrutural dos geradores eólicos. Na qualidade de presidente da APAET, foi com enorme satisfação que atribuímos este prémio pois estou firmemente convencido que contribui para a missão da associação”, afirma Mário Vaz, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e presidente da associação.

Sobre a APAET

A Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões e Mecânica Experimental foi fundada em 1982 para promover a cooperação científica e técnica através da experimentação em Mecânica Estrutural. Com sede no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, reúne engenheiros e investigadores de diversos ramos de Engenharia.