Maria João Gregório, docente da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), acaba de receber o prémio Prémio Nutricionista do Ano, atribuído pela revista “Viver Saudável”, pelo seu contributo para o desenvolvimento e afirmação das Ciências da Nutrição e dos Nutricionistas portugueses.

A propósito da distinção, Maria João Gregório não escondeu a “emoção e felicidade” pela conquista de um galardão que “dá destaque ao melhor do que se faz na Nutrição no nosso país”.

“Estes momentos convidam-nos sempre a fazer uma reflexão sobre o nosso percurso. O ritmo e a intensidade do trabalho do dia a dia impedem-nos por vezes de ter uma perceção global do que fazemos e sobretudo dos resultados e conquistas que vamos alcançado. Mas apesar disso, posso dizer que me sinto, dia após dia, uma verdadeira privilegiada por gostar muito daquilo que faço e da profissão e área de atuação que escolhi”, disse.

A docente da FCNAUP deixou ainda uma mensagem positiva e de esperança:”… sinto muito orgulho por este prémio representar e reconhecer o contributo que os nutricionistas portugueses têm dado para melhoria da saúde dos portugueses, porque essa é a missão maior do meu trabalho. E por representar também o lugar que os nutricionistas conseguiram conquistar a este nível.”

“Pode parecer demasiado óbvio para todos nesta sala que devem ser os nutricionistas a liderar um programa na área da promoção da alimentação saudável, mas esta não é a realidade em muitos outros países europeus”, termina Maria João Gregório.

A cerimónia de entrega dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2023 decorreu esta quinta-feira, 23 de novembro, no Casino Estoril.

Sobre Maria João Gregório

Maria João Gregório é licenciada em Ciências da Nutrição e doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela FCNAUP. Atualmente, é Professora Auxiliar da mesma instituição onde, além de lecionar nas áreas da Política Alimentar, ocupa também cargos nos Conselhos de Representantes e e Científicos.

Maria João Gregório é, desde 2019, Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção Geral de Saúde.

Maria João Gregório (Foto: DR)

Sob sua coordenação, o PNPAS apresentou os objetivos estratégicos de Portugal na área da Nutrição até 2030, entre as quais se destacam as dimensões de “Proteger e Apoiar”, “Informar e Capacitar” e Identificar e Cuidar” que serão maioritariamente dirigidas para a prevenção, de âmbito populacional e carácter universal.

Note-se, ainda, que Maria João Gregório sucede a Pedro Graça, diretor da FCNAUP, eleito Nutricionista do Ano em 2022.