A artista Mariana Maia Rocha, estudante do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), saiu triplamente premiada da 8.ª edição do Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp, destinado a jovens artistas que estão a iniciar o seu percurso no mundo da arte em Portugal.

Dos três prémios atribuídos, destaca-se o Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp, que consiste na aquisição de uma obra da artista para a coleção daquela Fundação.

Intitulada A voragem do tempo (carvão s/tela e óleo de linho), a pintura selecionada pelo júri surge, nas palavras de Mariana Maia Rocha, na sequência do luto pela morte da avó. “É a partir daí que começa a minha investigação, que é no fundo a ruína e o material decrépito enquanto metáfora para pensar os materiais e os suportes”.

“Fiquei muito feliz pela peça escolhida porque tenho um carinho muito especial por ela”, nota a estudante, acrescentando que o prémio “é importante porque valoriza os jovens e isso é fundamental!”.

Para além do prémio atribuído pela Fundação Millenniuim, Mariana Maia Rocha conquistou ainda o Prémio Residência “A Base Escola de Arte” e o Prémio Aquisição Colecionador.

A voragem do tempo (carvão s/tela e óleo de linho) foi a obra eleita pelo júri. (Foto: DR)

Licenciada em Artes Plásticas pela FBAUP (2023), Mariana Maia Rocha foi um dos 23 estudantes da U.Porto contemplados com a edição deste ano das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, um programa da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objetivos “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais no ensino superior português”.

Em 2022, a então estudante de licenciatura da FBAUP doou ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) uma obra inspirada na primeira peça anatómica obtida pelo Museu de Anatomia Professor Nuno Grande, da autoria do próprio fundador e antigo docente do Instituto.

Na ocasião, Mariana Maia Rocha destacou a importância da FBAUP no início do seu percurso académico e o modo como marcou o seu projeto autoral e a sua “paixão pelo espaço, pelos cheios e vazios”. “É como uma casa para mim, parece que aqui todos falamos a mesma língua, respiramos arte”, confessava então a jovem pintora.

Sobre o Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp

Organizado pelo Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), em parceria com a Fundação Millennium bcp, o Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp” tem como objetivos principais dar a conhecer as mais recentes propostas de artistas – finalistas de cursos de artes visuais em Portugal – que acabam de entrar no mundo da arte portuguesa, “proporcionando uma visão mais alargada da produção artística nacional”.

Constituíram o júri desta 8.ª edição a dupla artística Rosana Ricalde e Felipe Barbosa, a investigadora Glória Diógenes e a curadora independente Katherine Sirois.

As obras dos dez artistas selecionados a concurso estiveram em exibição de 12 de outubro a 11 de novembro, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos.