Luísa Ávila da Costa, professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), é a nova presidente da Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa (AFDLP).

Membro fundador da associação que agora dirige, a docente da FADEUP foi eleita durante a 1.ª Conferência da AFDLP, que decorreu recentemente na Universidade de Coimbra e que contou com a apresentação trabalhos de 80 participantes de Portugal, Brasil, Angola, Espanha, Colômbia, México e Itália.

No evento, que assinala a primeira grande reunião dos pensadores do desporto na língua de Camões, marcaram ainda presença nomes de referência da filosofia do desporto no mundo, como são Robert Scott Kretchmar, da International Association for the Philosophy of Sport, Matija Mato Škerbić, presidente da European Association for the Philosophy of Sport, ou José Luis Pérez Triviño, presidente da Associação Latina de Filosofia do Desporto.

A nova presidente salientou as características próprias do pensamento do desporto em língua portuguesa “um pensamento influenciado por aspetos culturais e por uma sensibilidade própria de uma língua que não é local, mas internacional, intercontinental e transatlântica”.

São estas características, afirma ainda Luísa Ávila da Costa, “que podem contribuir para que o desporto possa ser uma realidade cumpridora das promessas sociais que faz, nomeadamente no que diz respeito à ética e aos valores”.

A docente da FADEUP foi eleita durante a 1.ª Conferência da AFDLP, que decorreu na Universidade de Coimbra. (Foto: DR)

Sobre a AFDLP

A Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa foi fundada em 2023 como resultado de uma parceria entre docentes das Universidades do Porto, Coimbra e Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Atualmente, a ADFLP conta com a colaboração de muitos mais professores e investigadores provenientes de diversas universidades dos países de língua portuguesa, assim como de amigos institucionais do panorama desportivo, e das associações internacionais de filosofia do desporto.

A apresentação e assinatura da carta inaugural decorreu no passado mês de março no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Integram o lote de membros fundadores pensadores do desporto como Constantino Pereira Martins, Odilon José Roble, Manuel Sérgio, Jorge Araújo, Teresa Lacerda, Francisco Sobral ou Ana Cristina Zimmerman.