São referências nas respetivas áreas de ensino e investigação e, em conjunto, acumulam mais de 500 anos de serviço à Universidade do Porto. Falamos de Adriano Carvalho, António Brandão, Fátima Marinho, Fernando Jorge Monteiro, José António Maia, José César de Sá, Luís Filipe Malheiros, Madalena Pinto, Manuel Matos, Manuel Matos Fernandes, Maria João Ramos, Olívia Pinho, Paulo Pinho e Vladimiro Miranda, os 14 nomes que se juntaram, esta sexta-feira, 22 de março (Dia da Universidade), ao distinto grupo dos Professores Eméritos da Universidade do Porto.

Este é o vigésimo ano em que a U.Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 83 docentes e investigadores.

Dos homenageados deste ano (ver perfis abaixo) destaca-se a presença de oito professores da Faculdade de Engenharia (FEUP): Adriano Carvalho, Fernando Jorge Monteiro, José César de Sá, Luís Filipe Malheiros, Manuel Matos Fernandes, Manuel Matos, Paulo Pinho e Vladimiro Miranda.

Estão igualmente representadas: a Faculdade de Ciências (FCUP), por Maria João Ramos; a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), por Olívia Pinho; a Faculdade de Desporto (FADEUP), por José António Maia; a Faculdade de Economia (FEP), por António Brandão; a Faculdade de Farmácia (FFUP), por Madalena Pinto; e a Faculdade de Letras (FLUP), por Fátima Marinho.

A proclamação pública dos novos Professores Eméritos teve lugar na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade 2024.

Quem são os Professores Eméritos 2024?

Adriano Carvalho

A ligação de Adriano Carvalho à FEUP remonta a 1974, ano em que ingressou na licenciatura em Engenharia Eletrotécnica. Professor Catedrático (desde 2014) na área da Automoção e Energias Sustentáveis, foi Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores entre 2015 e 2023, ano em que se aposentou.

Enquanto investigador, esteve integrado no Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) desde a sua fundação, em 1993. Fortemente envolvido em diversos projetos de investigação ligados à conversão de energia e à melhoria da mobilidade elétrica, coordenou trabalhos de I&D&I que levaram ao surgimento de spin-offs que são hoje empresas já consolidadas no mercado internacional. Fez parte do Conselho Geral da Universidade do Porto de 2018 a 2023.

António Brandão

Licenciado em Economia e doutorado em Economia Industrial pela FEP, António Brandão foi docente de Economia durante cerca de 47 anos. Até à sua aposentação, já como Professor Catedrático, lecionou, sobretudo nas áreas da Microeconomia e da Economia Industrial, tendo sido, com frequência regente dessas unidades curriculares.

Autor de dezenas de artigos científicos, foi coordenador do Grupo de Economia, diretor de Mestrados e diretor do Programa Doutoral em Economia da FEP. A nível nacional participou numa comissão para a avaliação das Universidades e foi membro do júri da FCT para a atribuição de bolsas de doutoramento em Economia e Gestão. A nível internacional, foi membro do Comité Executivo da EARIE – Economic Association for Research in Industrial Economics).

Fátima Marinho

Licenciada e doutorada em Filologia Românica pela FLUP, iniciou a carreira docente na faculdade em 1976. Professora catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos, deu a sua “Última Lição” em fevereiro deste ano, ocasião em que recebeu a Medalha de Ouro da FLUP.

Autora de vários livros, ensaios e estudos científicos, notabilizou-se no desempenho de diversos cargos de relevo dentro e fora da academia. Vice-Reitora da Universidade do Porto de 2014 a 2018, foi ainda Diretora da FLUP (2010-2014), membro do Conselho Geral da U.Porto, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marques da Silva (2014-2018) e membro do Conselho de Administração da International Association of Universities (IAU), entre 2016 e 2022. Em 2015, foi condecorada pelo Governo Francês com as insígnias de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques.

Fernando Jorge Monteiro

Licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela FEUP, foi docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da mesma faculdade durante mais de 47 anos. Professor catedrático desde 1995, integrou a direção da faculdade (2010-2014) e dirigiu vários cursos de licenciatura, mestrado e mestrado integrado nas áreas da Bioengenharia e da Engenharia Biomédica.

Em paralelo com a docência, que deixou em 2023,  Fernando Jorge Monteiro foi presidente do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e integrou a direção do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto entre 2015 e 2020, ano em que assume funções como membro do Conselho Geral da U.Porto (2020-2023) . Como investigador, nestas entidades, destacou-se no desenvolvimento de novos Biomateriais para aplicações na Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos. Desenvolveu também sistemas teranósticos nanofásicos para aplicação na deteção precoce e nanoterapias para alguns tipos de cancro.

José António Maia

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto, doutorou-se em Antropologia do Desporto na mesma Universidade. Enquanto professor – catedrático desde 2002 -, lecionou várias unidades curriculares ligadas ao desenvolvimento motor, metodologia da investigação e estatística aplicada às ciências do desporto. Foi também diretor do Mestrado em Desenvolvimento Motor, membro da direção do Mestrado em Treino de Alto Rendimento e membro da direção do Programa Doutoral em Ciências do Desporto da FADEUP.

A investigação de José António Maia reparte-se por Portugal, Brasil, Moçambique e Perú e traduz-se em mais de 450 artigos científicos indexados, mais de uma dúzia de livros e textos de divulgação nos domínios do crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde de crianças e jovens em contextos transculturais. Desse trabalho resultou a conquista de vários prémios nacionais e internacionais.

José César de Sá

Professor catedrático jubilado do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, é licenciado em Engenharia Civil pela mesma faculdade., tendo concluído o seu doutoramento na Universidade de Swansea, no País de Gales (Reino Unido) em 1986. Ao longo de quase 50 anos de docência na FEUP, foi Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica, do Mestrado em Mecânica Computacional e do Mestrado em Mecânica. Deu a sua “Última Aula” em fevereiro desde ano.

O percurso científico de José César de Sá fica marcado pela investigação em áreas como a Mecânica Computacional Não Linear, a Arquitetura de Elementos Finitos ou a Mecânica de Contacto não linear. Atual Presidente da Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC), é ainda membro do Conselho Geral da International Association of Computational Mechanics (IACM), do Managing Board da European Community on Computational Methods in Applied Sciences (ECCOMAS) e do Computational Solids & Structural Mechanics Technical Committee of ECCOMAS.

Luís Filipe Malheiros

Professor catedrático aposentado e antigo diretor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, é licenciado e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela mesma instituição. Na FEUP, foi responsável pela criação do Mestrado em Engenharia Metalúrgica e dirigiu o Mestrado em Engenharia de Materiais e o Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Foi ainda Vice-Presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Científico da FEUP.

Enquanto investigador, Luís Filipe Malheiros destacou-se no desenvolvimento de projetos I&DT e na orientação de trabalhos de conclusão de curso, em parceria com empresas nacionais e internacionais. Vencedor do Prémio de Incentivo à Investigação, atribuído pela FEUP em 2008, exerceu, ainda, o cargo de Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Madalena Pinto

Madalena Pinto é Professora Catedrática Jubilada da FFUP, instituição pela qual se licenciou e onde completou o doutoramento no campo da Química Orgânica (1983). Primeira mulher a exercer o cargo de Presidente do Conselho Diretivo numa faculdade da U.Porto, foi ainda diretora do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica, fundadora e diretora do Mestrado em Química Farmacêutica e diretora do primeiro Programa Doutoral em Ciências Farmacêuticas da FFUP.

A nível científico, assumiu um papel relevante na implementação/divulgação da Química Farmacêutica Medicinal em Portugal. Atual líder do Grupo de Produtos Naturais Marinhos e Química Medicinal do CIIMAR, dirigiu também o Centro de Estudos de Química Orgânica, Fitoquímica e Farmacologia da Universidade do Porto (CEQOFFUP) e o Centro de Química Medicinal da Universidade do Porto (CEQUIMED-UP), ambos sediados na FFUP.

Manuel Matos Fernandes

Licenciado e doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia,  foi o grande responsável pela dinamização da área da Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil da FEUP, o qual dirigiu em duas ocasiões (2000-2003 e 2009-2015) e onde lecionou até à sua “Última Aula” – já na qualidade de Professor Catedrático – em novembro de 2023.

Autor de dezenas de artigos e livros publicados a nível nacional e internacional, foi coordenador do Centro de Estudos da Construção (2009-2014) – unidade I&D atualmente integrada no CONSTRUCT – e Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (2016-2020) . Em 2013, recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP. No mesmo ano, assume funções como membro do Conselho Geral da U.Porto, cargo que desempenhou até 2017.

Manuel Matos

Licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia, Manuel Matos foi admitido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP em 1978, iniciando então uma carreira docente que se prolongou até à sua aposentação, em 2022, já na qualidade de Professor Catedrático (desde 2002). Pelo meio, foi diretor da Biblioteca da FEUP, do Mestrado em Gestão de Informação e do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia, integrado no Programa MIT-Portugal.

O percurso científico de Manuel Matos confunde-se com o INESC (atual INESC TEC), onde coordena, desde 1996, o Centro de Sistemas de Energia. Dresidente do Conselho Científico do INESC TEC de 2001 a 2022, esteve envolvido em diversos projetos de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia nacionais, europeus e internacionais. Fora da academia, foi Presidente da Assembleia Geral da APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional.

Maria João Ramos

Licenciada em Química pela FCUP e doutorada pela Universidade de Glasgow (Escócia), Maria João Ramos é Professora Catedrática aposentada do Departamento Química e Bioquímica da FCUP) e investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE). Enquanto docente, dirigiu durante vários anos o Programa Doutoral em Química da FCUP e foi a responsável pela viabilização dos primeiros cursos de mestrado e doutoramento europeus a funcionar na U.Porto.

A nível científico, é considerada uma autoridade internacional no domínio da bioquímica computacional, estando o seu trabalho traduzido em mais de 400 publicações em revistas internacionais de alto impacto. Entre as  inúmeras distinções que somou ao longo da carreira incluem-se o Prémio de Excelência Científica da U.Porto 2023, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo (Suécia) e o Prémio Madinaveitia-Lourenço 2019, atribuído pela Real Sociedad Española de Química. Foi Vice-Reitora da U.Porto para a Investigação entre 2014 e 2018.

Olívia Pinho

Quando, no passado dia 17 de janeiro, proferiu a sua “Última Aula” na FCNAUP, Olívia Pinho garantiu também um lugar na história ao tornar-se a primeira professora catedrática jubilada da mais jovem faculdade da U.Porto. Culminava assim um percurso peculiar, iniciado ainda  enquanto estudante do antigo Curso de Nutricionismo da U.Porto, que concluiu em 1979. Regressaria à Universidade em 2004, ano em que concluiu o doutoramento e assumiu funções como professora auxiliar. Catedrática desde 2009, foi Diretora dos Programas Doutorais em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição e em Segurança e Saúde Ocupacionais.

No domínio da investigação, Olívia Pinho é investigadora do Laboratório Associado REQUIMTE, sendo a sua área de investigação principal a Qualidade e Segurança Alimentar (Food Safety). É autora de mais de uma centena de comunicações orais e posters, em congressos internacionais, seminários e/ou workshops.

Paulo Pinho

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia e doutorado em Planeamento e Política do Ambiente pela Universidade de Strathclyde, em Glasgow (Escócia), Paulo Pinho é Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. Fundador e antigo Diretor do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, esteve na origem do Programa Doutoral em Planeamento do Território (lecionado pela U.Porto, em parceria com a Universidade de Coimbra) e do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (FEUP/FAUP).

Autor (ou co-autor) de mais de 150 artigos científicos, capítulos de livros e livros, foi membro do Conselho Superior de Obras Públicas, Consultor da Comissão Europeia e do Ministério do Ambiente e Ordenação do Território. Foi, ainda, Secretário Geral da Associação Europeia das Escolas e Planeamento Urbano (AESOP) entre 2015 e 2019.

Vladimiro Miranda

Vladimiro Miranda aposentou-se em 2022 como Professor Catedrático da FEUP, concluindo desta forma uma carreira de mais de 40 anos como docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Nesse período, integrou também a primeira geração fundadora do INESC TEC, em cujo Conselho de Administração serviu durante 18 anos.

Primeiro cientista da U.Porto elevado a Fellow do IEEE (EUA), a maior associação mundial de profissionais da área da tecnologia, é Conselheiro Científico de várias instituições internacionais na Europa, África e América. Autor prolífico, foi um dos 164 investigadores/as e professores/as da U.Porto destacados na lista dos cientistas mais citados do mundo, de acordo com a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA).