O Programa Doutoral em Ciência Animal (PDCA) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) celebrou o seu 10.º workshop no passado dia 13 de outubro, na Cooperativa Agrícola de Vila do Conde. Esta data também marcou o encerramento do projeto SANFEED, um programa financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para doutoramentos em ambiente empresarial.

Este workshop teve como objetivo principal disseminar os resultados mais recentes da investigação desenvolvida pelos estudantes PDCA. Durante o evento, foram abordados temas de vanguarda em nutrição animal, incluindo o recurso a dietas funcionais para estimular o crescimento e melhorar a resistência a doenças ou enfrentar desafios ambientais. Além disso, o workshop incluiu uma mesa redonda destinada a debater a importância da colaboração entre a academia e a indústria.

Das inúmeras palestras, merece especial destaque a comunicação de Johan Schrama, docente da Universidade de Wageningen na Holanda, que abordou os princípios da formulação de dietas para animais com base em energia líquida. Carlos Soares, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), debateu por sua vez a importância da Inteligência Artificial no meio científico e nas empresas.

Para, Luísa Valente, Diretora do programa Doutoral em Ciência Animal, este workshop, aberto a toda a comunidade, “permite uma forte aproximação entre os estudantes e o mundo não académico e constitui uma oportunidade única para promover a transferência do conhecimento e inovação para fora da academia. Além disso, o proporciona um momento de convívio único entre os estudantes, equipas de orientação, pessoal técnico e empresas do setor”.

A docente do ICBAS destaca ainda a aposta do programa doutoral numa formação científica de elevada qualidade em colaboração estreita com os centros de investigação associados ao programa, bem como no desenvolvimento de competências transversais “soft skills” que capacitam os alunos a enfrentar as necessidades do mercado de trabalho.

Em jeito de balanço destes últimos dez anos, Luísa Valente destacou alguns dados significativos do PDCA, dizendo que, apesar da existência curta do PDCA, os números revelam uma “impressionante taxa de empregabilidade” entre os seus 35 doutorados. Concretamente, 31% dos estudantes conseguiram emprego em ambiente industrial imediatamente após a conclusão do programa (valores equiparados à média na UE), 17% optaram por carreiras académicas, 43% direcionaram-se para a investigação, e 9% seguiram outros caminhos profissionais.

A terminar, a responsável do PDCA perspetivou um “futuro promissor” para o programa, embora haja aspetos a melhorar, como “reforçar a participação em redes europeias para atrair novos estudantes internacionais”. Ressaltou ainda a importância de recolher informação sobre os alumni, já que constituem uma mais valia para fortalecer conexões com o meio empresarial e académico e não académico.”

A sessão foi encerrada pelo Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, que salientou a importância deste programa doutoral para o ICBAS, já que se revê no lema da instituição: “Uma Escola, Uma Saúde”. “É indiscutivelmente de todos os programas doutorais do ICBAS aquele que se aproxima mais do seio empresarial”, lembrou.

O Diretor do ICBAS terminou dizendo “ter expectativas da continuação do financiamento por parte da FCT”, uma vez que o PDCA “desenvolve competências que trazem benefícios transversais e humanos ao ICBAS e que a instituição quer continuar a apoiar em prol da saúde de todos nós”.

O Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, no encerramento do Workshop de Ciência Animal no passado dia 13 de outubro. (Foto: DR)

No final do evento, foram atribuídos três prémios: o prémio de melhor apresentação oral foi entregue a Mariana Ferreira, o de melhor poster a Inês Carvalho, e o de melhor participação a Joana Fernandes.

Sobre o SANFEED

O Programa SANFEED (Nutrição e Alimentação Animal Sustentável), foi concebido para atingir níveis de excelência, com a supervisão de investigadores associados a instituições de investigação, incluindo vários laboratórios associados de reconhecido mérito a nível nacional e internacional, nas diferentes especialidades da Ciência Animal.

Coordenado pelo ICBAS, o SANFEED estabelece uma colaboração única entre três instituições de I&D excecionalmente fortes e de excelência internacional, na Universidade do Porto (ICBAS, CIIMAR & REQUIMTE) e, ainda, dez parceiros industriais com forte atividade de I&D (AGROS, ALGAPLUS, ALLMICROALGAE, ALLTECHADITIVOS, CAVC, ADM PORTUGAL S.A., PREMIX, SEA8, SENSE TEST, SOJA DE PORTUGAL e SPAROS).