No dia 4 de novembro, às pelas 18h00, o Laboratório Ferreira da Silva, localizado no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vai transformar-se em cenário de uma época muito especial. E de que forma vamos assistir a esta transformação? Recuperando ideias, crenças e valores do período em que viveu  o histórico químico e professor da Universidade do Porto, António Ferreira da Silva. Esta recriação histórica será apresentada pelo Agrupamento de Escolas Prof. Doutor Ferreira da Silva

A peça de teatro tem por título Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época e irá abordar diversas valências. A do químico, naturalmente, mas também colocará em palco as ideias e crenças relativas à vida e obra de Ferreira da Silva, patrono do Agrupamento de Escolas Doutor Ferreira da Silva, localizado em Cucujães, sua terra natal, do concelho de Oliveira de Azeméis.

Nesta peça, os alunos do 12º Ano de Línguas e Humanidades vão dar voz a algumas das palavras que encontraram no livro Ferreira da Silva, o primeiro químico português: fragmentos para uma biografia de António Joaquim Ferreira da Silva, (Opera Omnia, 2017) do historiador Rui Gomes.

Esta iniciativa articulou-se com o programa curricular de História A, do 11.º ano que, também no âmbito do Plano Nacional das Artes, tem promovido um trabalho colaborativo e articulado entre as disciplinas de História A, Português, Geografia, MACS, Biologia e EMRC e, por fim, Cidadania e Desenvolvimento.

Para além de ter sido uma referência por ser um homem da ciência, a encenadora, Isabel Franco, sublinha que Ferreira da Silva foi também um “ecologista, anunciando as preocupações dos nossos tempos como é o caso da urgência de reflorestação do nosso país, testemunhadas no seu no seu discurso A significação da festa da árvore, na Gandarinha, no dia 9 de março de 1913.

Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época é uma iniciativa integrada no programa das comemorações do centenário de António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923).

A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.