Os livros O Bairro da Tabela Periódica e Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer), publicados pela U.Porto Press em 2019 e 2023, respetivamente, acabam de ser incluídos no Plano Nacional de Leitura 2027, segundo recomendação do 2.º semestre de 2023, arrecadando assim o selo Ler + .

Ambos os títulos são assinados por Manuel João Monte, autor da U.Porto Press e docente jubilado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da U.Porto, e integram a coleção Fora de Série da Editora da Universidade do Porto.

O Plano Nacional de Leitura, lançado em 2006, tem como missão a definição e implementação efetiva de políticas públicas que permitam à população em geral desenvolver mais competências e hábitos de leitura. O seu reforço, numa estratégia nacional de elevação dos níveis de literacia da população portuguesa, deu lugar a uma nova etapa do Plano Nacional de Leitura para 2017-2027 (PNL2027).

O PNL 2027 recomenda semestralmente um conjunto de títulos em diversas áreas. O selo Ler+ certifica obras de reconhecido mérito literário, artístico e científico para públicos diversificados.

A coleção Fora de Série, da U.Porto Press, propõe-se chegar a um público mais vasto, fazendo comunicação de ciência através da ficção e acolhendo textos com características que se diferenciam da especificidade e imagem do livro técnico e/ou académico: textos dramáticos, contos e romances ou, ainda, assumindo outras formas próximas da arte e da poesia.

A coleção foi lançada em maio de 2019, precisamente com O Bairro da Tabela Periódica – obra vencedora da terceira edição do prémio SPA|Mariano Gago, em 2021.

Química em cena

O Bairro da Tabela Periódica e Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer) são duas peças de teatro que abordam, de forma divertida, o universo da Química.

A primeira – lançada no mesmo ano em que que se celebraram 150 anos da publicação da primeira tabela periódica de Dmitri Mendeleev – aborda importantes noções de química de forma lúdica, a partir de reuniões de um condomínio de apartamentos imaginário, habitados pelos 118 elementos químicos, nas quais estes discutem as suas afinidades e antagonismos, não esquecendo as diferenças de género.

A segunda peça tem como “ator principal” o fósforo e conta como foi acidentalmente descoberto em 1669, durante tentativas de produção de ouro a partir da urina, pelo alquimista Hennig Brandt. Sendo o seu símbolo químico o “p”, em inglês pronunciado como “pi”, ironicamente semelhante ao termo, também inglês, “pee”, esta é, segundo Manuel João Monte, “uma das piadas químicas mais interessantes”.

A peça toca, também, temas e preocupações da atualidade, como a sustentabilidade da vida, os problemas ambientais e a escassez dos recursos minerais do fósforo.

Ambos os títulos estão disponíveis na loja online da U.Porto Press, habitualmente com 10% de desconto. Excecionalmente, beneficiarão de um desconto de 20% entre os próximos dias 14 e 20 de dezembro.