São dois dias para reviver um olhar cirúrgico, sarcástico, cómico, tão letal quanto espiritual da visão da humanidade. Com filmes, conversas e leituras encenadas, vamos revisitar William Shakespeare. Poderia não haver um pretexto, mas há: os 400 anos do Primeiro Folio, a primeira coleção publicada das peças teatrais do mais celebre dramaturgo de sempre. Vai acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

O último exemplar encontrado do Primeiro Fólio, a primeira edição de uma coletânea das 36 peças de William Shakespeare (1564-1616), foi descoberto em 2016, na Escócia. Conhecem-se, atualmente, 234 exemplares da compilação original, impressa em 1623, e que contém várias peças que se tornaram populares como Macbeth, The Tempest e As you like it. Mr. William Shakespeares Comedies, Histories, & Tragedies foi a primeira coleção publicada das peças de William Shakespeare (Primeiro Fólio).

A revisitação deste olhar sobre a humanidade começa dia 15 de dezembro, sexta-feira, às 17h00, com um clássico: Hamlet, realizado e protagonizado por Laurence Olivier em 1948, e que lhe valeu um Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e dois Óscares – para melhor filme e melhor ator. Rui Carvalho Homem, do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), vai apresentar e comentar o filme.

À noite, às 21h00, voltam a acender-se as luzes “do grande ecrã”, desta vez para assistir a uma produção bem mais recente de outra peça de Shakespeare: As you like it (Como vos Aprouver), de Kenneth Branagh. Fátima Vieira, Vice-Reitora para a área da Cultura e Museus da U.Porto, apresentará e comentará o filme.

No sábado, dia 16, às 18h00, mergulhamos no universo das personagens femininas de Shakespeare. A partir de António e Cleópatra, Hamlet, A Tempestade e As you like it teremos leituras encenadas com Emília Silvestre, do Ensemble, e o visionamento de excertos de diferentes peças. As leituras serão comentadas por Rui Carvalho Homem e Fátima Vieira.

A atriz Emília Silvestre vai encenar as leituras de algumas das obras mais conhecidas de Shakespeare. (Foto: DR)

À noite, o convite é para que venha assistir a teatro filmado. Às 21h00, apresentamos Próspero, uma peça de Pedro Galiza construída a partir de A Tempestade, Rei Lear e Tito Andrónico de William Shakespeare, protagonizada por Jorge Pinto e Ricardo Pinto (Ensemble – Sociedade de Atores). Luís Porto filmou. No final, estarão todos presentes para uma conversa com moderação de Rui Carvalho Homem e Fátima Vieira

Este evento é produzido pelo CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) em colaboração com a Casa Comum. A entrada é livre, ainda que limitada à lotação da sala.

Sobre William Shakespeare

Poeta, dramaturgo e ator inglês, é o mais aclamado dramaturgo de sempre. As suas peças foram traduzidas para todas as línguas e os temas que trabalhou permanecem atuais, continuando a ser adaptados para teatro, televisão, cinema e literatura.

William Shakespeare nasceu em 1564 em Stratford-upon-Avon, conhecida como apenas Stratford, uma cidade inglesa a sul de Birmingham. Entre 1585 e 1592, trabalhou em Londres como ator, escritor e tornou-se um dos proprietários da companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Diversas peças foram publicadas durante sua vida.

Tendo falecido em 1616, foi apenas em 1623 que John Heminges e Henry Condell, dois atores e antigos amigos, publicaram a coletânea de suas obras dramáticas (Primeiro Fólio).