Rui Corredeira, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguido pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP) com o Prémio Inclusão Pelo Desporto 2023.
A distinção agora atribuída ao docente da área de Atividade Física Adaptada da FADEUP, visa, segundo o CPP, “distinguir quaisquer pessoas ou instituições, nacionais ou internacionais, que tenham colaborado ativamnente e de forma altruísta com o CPP, pondo a sua competência, conhecimento científico ou carreira desportiva, ao serviço do movimento paralímpico e surdolímpico e do desporto para pessoas com deficiência”.
A entrega do Prémio Inclusão Pelo Desporto decorreu na cerimónia comemorativa do 15.º aniversário do CPP, realizada no passado dia 7 de outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras.
Rui Corredeira sucede à Câmara Municipal de Coimbra, que recebeu o Prémio Inclusão Pelo Desporto em 2022.
Sobre Rui Corredeira
Rui Manuel Nunes Corredeira nasceu há 56 anos em Lourenço Marques, Moçambique. Doutorado em Ciências do Desporto, é professor associado da FADEUP, onde leciona desde 2002.
Membro do Conselho Executivo da FADEUP, é investigador no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL-FADEUP) e responsável pelo projeto de investigação-intervenção comunitária “Saúde Mental em Movimento”.
Em paralelo com o percurso académico, tem mantido, ao longo das últimas décadas, uma estreita ligação ao tecido associativo português, nomeadamente ao Comité Paralímpico de Portugal e à Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, com quem colabora regularmente.