O investigador José António Correia, do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), foi recentemente distinguido com o Prémio Philo Mechanicus, atribuído pela COTech2023, conferência organizada pela Universidade de Stavanger, na Noruega.

O prémio, que inclui uma medalha de bronze, reconhece as contribuições significativas do investigador da FEUP na área de fadiga e integridade estrutural, por indicação da Secção de Mecânica Computacional e Integridade Estrutural da conferência norueguesa.

“Foi com grande surpresa que tomei conhecimento da atribuição deste prestigioso prémio, que divido com os meus alunos de doutoramento e com os investigadores que integram as equipas de investigação e inovação. Assumo prosseguir com as várias colaborações, visando atingir novos e elevados patamares na investigação científica e na inovação, com o objetivo de contribuir para avanços nas áreas da fadiga e da integridade estrutural”, avança José António Correia.

O Prémio Philo Mechanicus visa distinguir personalidades com carreiras científicas e académicas que ganharam o reconhecimento dos seus pares a nível mundial, através da liderança prática, científica e académica.

Ainda este ano, o investigador da Faculdade de Engenharia recebeu a nomeação para membro da Sociedade de Honorabilidade para Cientistas e Engenheiros (SIGMA Xi), em reconhecimento das suas contribuições académicas para o avanço do conhecimento na sua área científica.

Sobre José António Correia

José António Correia integra a lista dos que mais se destacaram entre os 2% cientistas mais citados a nível mundial desde 2019, segundo o ranking da Universidade de Stanford, tendo sido recentemente distinguido com a Medalha Manson-Coffin IGF 2021 e a Medalha de Mérito Científico 2022 atribuída pela Sociedade Europeia de Integridade Estrutural. Foi também considerado uma das personalidades académicas com maior impacto mundial no período de 2015-2021 em várias subáreas científicas da fadiga, tais como, curvas S-N, modelos de fadiga, dano acumulado, pontes metálicas e ligações rebitadas.

Mais recentemente, o investigador da FEUP foi promovido a Co-Presidente do Comité Técnico TC3 – Fadiga de Materiais e Estruturas de Engenharia da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), organismo onde já ocupava o cargo de Presidente do Comité Técnico TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais.

Além disso, José António Correia tem vindo a acumular vasta experiência em cargos relacionados com publicações científicas ligadas à área das estruturas de engenharia. Membro do conselho editorial do International Journal of Fatigue (revista de referência mundial na área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia) desde janeiro passado, é também o atual co-editor-in-chief da revista Smart Infrastructure and Construction, função que desempenha juntamente com Noha Saleeb, professora da Middlesex University London, no Reino Unido.

Adicionalmente, é fundador e atual co-editor-in-chief da Structural Integrity – Series (Springer), conjuntamente com Abílio De Jesus, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, Section-Editor-in-Chief da revista Modelling MDPI, editor da revista Materials Open Research (F1000-Taylor & Francis), e Editor-in-Chief do International Journal of Structural Integrity.

Com uma atividade de investigação “dividida” entre o CONSTRUCT e o INEGI, José António Correia leciona a convite no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Países Baixos). Foi ainda professor convidado na secção de mecânica aplicada da FEUP em 2018 e 2019 e professor associado convidado no Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

É detentor de várias posições honorárias a convite de instituições universitárias a nível mundial, como é o caso da Xi’an Jiaotong University (China), onde é Professor Adjunto, ou da NIT Silchar (Índia) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil), onde é Professor Convidado.