José António Correia, investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), será o próximo Co-Editor-in-Chief da revista científica Smart Infrastructure and Construction,  juntamente com Noha Saleeb, professora da Middlesex University London, no Reino Unido.

“É para mim uma honra e distinção receber a gestão científica desta revista”, admite o investigador português.

Criada em 2017 pelo “Cambridge Centre for Smart Infrastructure and Construction” da Universidade de Cambridge (Reino Unido), em parceria com a Universidade da Califórnia Berkeley (USA), a publicação teve como editors-in-Chief Kenichi Soga e Jennifer Schooling, distintos investigadores e professores universitários. A revista receberá a indexação na base de dados SCOPUS ainda este ano.

Sobre José António Correia

Natural de Peso da Régua, José António Correia tem acumulado experiência em cargos relacionados com publicações científicas ligadas à área da engenharia civil. Foi fundador e é o co-editor-in-chief da Structural Integrity – Series (Springer), conjuntamente com Abílio de Jesus, o professor da FEUP. É ainda Section-Editor-in-Chief da recém criada Modelling MDPI, tendo assumido funções de Editor-in-Chief da revista International Journal of Ocean Systems Management (InderScience), recentemente reativada. Em paralelo, participa  como membro do corpo editorial de mais de 25 revistas científicas na área dos materiais, mecânica aplicada, estruturas, e aplicações computacionais, entre outras áreas científicas.

Além do CONSTRUCT, José António Correia acumula a sua atividade de investigação no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Em paralelo, leciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e também no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda).

O investigador da FEUP é atualmente o presidente da Comissão Técnica TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS). E, juntamente com Rui Calçada, Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, é responsável pela coordenação do Projeto FiberBridge (Fatigue strengthening and assessment of railway metallic bridges using fiber-reinforced polymers), financiado pela FCT.

José António Correia é também um dos responsáveis pelo projeto SOS-WindEnergy (Sustainable Reuse of Decommissioned Offshore Jacket Platforms for Offshore Wind Energy), financiado pelo programa UTAustin Portugal, em parceria com o Prof. Lance Manuel (University of Texas at Austin, USA) e Francisco Taveira Pinto (FEUP).

Em 2018, foi distinguido pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Polónia (Wroclaw University of Science of Technology), juntamente com Abílio de Jesus,  pelas suas importantes contribuições científicas nas áreas da fadiga, fratura e integridade estrutural de pontes e materiais metálicos.