José António Correia, investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), é o mais recente membro do conselho editorial da International Journal of Fatigue, revista de referência mundial na área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia

Como primeiro português a ocupar um cargo no corpo editorial da revista de referência, José António Correia terá como principais funções agestão do processo de revisão de artigos científicos submetidos por investigadores da área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia, bem como a análise de propostas de edições especiais sugeridas por investigadores da comunidade científica internacional.

“Aceitei este convite sem qualquer hesitação. É para mim uma honra e distinção. Esta nomeação vem no seguimento das minhas contribuições científicas na área, como a “Generalização do modelo Kohout-Vechet para vários parâmetros de danos locais” e o “Modelo probabilístico generalizado que permite várias variáveis de dano por fadiga”, explica o investigador do CONSTRUCT/FEUP.

Importa realçar que José António Correia foi considerado uma das personalidades académicas com maior impacto mundial no período de 2015-2019 em várias subáreas científicas da fadiga, tais como, curvas S-N, modelos de fadiga, dano acumulado, pontes metálicas e ligações rebitadas.

Mais recentemente, o investigador português foi também proimovido a Co-Presidente do Comité Técnico TC3 – Fadiga de Materiais e Estruturas de Engenharia da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), organismo onde já ocupava o cargo de Presidente do Comité Técnico TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais.

Experiência na publicação científica

José António Correia tem acumulado vasta experiência em cargos relacionados com publicações científicas ligadas à área da engenharia civil. Recentemente, foi anunciada a sua nomeação para co-editor-in-chief da revista Smart Infrastructure and Construction, função que desempenha juntamente com Noha Saleeb, professora da Middlesex University London, no Reino Unido.

Adicionalmente, é fundador e atual co-editor-in-chief da Structural Integrity – Series (Springer), conjuntamente com Abílio De Jesus, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, Section-Editor-in-Chief da revista Modelling MDPI e Editor-in-Chief da revista International Journal of Ocean Systems Management (InderScience).

Além do CONSTRUCT, José António Correia acumula a sua atividade de investigação no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Em paralelo, leciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e também no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda).