O Primeiro-Ministro António Costa vai inaugurar às 17h00 desta quarta-feira, dia 13 de setembro, a nova Residência Ventura Terra (Viela da Carvalhosa, 2, à Igreja de Cedofeita), o primeiro de sete projetos da Universidade do Porto para a construção e reabilitação de residências universitárias no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com capacidade para 54 estudantes, a nova residência universitária resulta da reabilitação e adaptação de um edifício desocupado, anteriormente utilizado como instalações complementares ao antigo complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP), na Rua Aníbal Cunha.

Da autoria do atelier Barata Arquitectos, o projeto incluiu a instalação de 27 quartos duplos com casa de banho – três dos quais para pessoas com mobilidade reduzida – distribuídos por três pisos (1.º e 2.º andar e um piso recuado). Os restantes pisos (rés-do-chão e cave) albergam ainda uma sala polivalente, cantina, sala de leitura, gabinetes administrativos, lavandaria, entre outros equipamentos.

A Residência de Estudantes da Carvalhosa, que se encontra já a acolher os seus primeiros estudantes, irá contribuir para o aumento da oferta dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) no Polo I da Universidade, onde atualmente existem apenas duas residências estudantis, com uma capacidade total de 74 camas.

Financiada pelo PRR em 1,76 milhões de euros, esta intervenção marca assim a conclusão do primeiro dos sete projetos da Universidade do Porto na área do alojamento estudantil, financiados pela “bazuca” europeia em cerca de 20,5 milhões de euros. Prevista está ainda a construção de três novas residências com um número total de 411 camas e a reabilitação de quatro residências existentes com um total de 701 camas.

Para além do Primeiro Ministro, a cerimónia de inauguração da Residência Universitária Ventura Terra contará com as presenças da Ministra da Presidência, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Reitor da Universidade do Porto, a quem caberá guiar uma visita às instalações da residência.

Um dia de festa

Ainda antes da inauguração, às 15h30, o Primeiro-Ministro e restante comitiva vão participar na Receção dos Novos Estudantes da Universidade do Porto, a decorrer entre as 15h30 e as 19h00, no Jardim da Cordoaria (junto à Reitoria).

Neste momento, António Costa terá a oportunidade de se dirigir aos mais de 4.500 jovens que acabam de entrar na Universidade do Porto através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024. A estes juntar-se-ão também os estudantes, nacionais e internacionais, de primeiro ano de mestrado e doutoramento, num universo superior a 9.000 novos estudantes.

A sessão contará também com as intervenções do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, da Vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto , Catarina Araújo, e da Presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas.

A festa segue depois até às 19h00, com atuações de grupos do Orfeão Universitário do Porto (Tuna Universitária, Tuna Feminina e Pauliteiros de Miranda) e dos Batucada Radical, entre outras surpresas que estão a ser preparadas. Para o final está reservada a atuação da dupla DJ André Henriques e MC Gonçalo Roque, os criadores dos projetos I💙 Baile Funk e Millennium Show .