A cidade de Cracóvia na Polónia, recebe, até ao próximo dia 2 de julho, os Jogos Europeus 2023. Portugal está representado nesta competição multidesportiva que reúne os melhores desportistas europeus por uma delegação composta por 210 atletas de 23 modalidades, entre os quais se destacam 17 atuais e antigos estudantes da Universidade do Porto.

A primeira modalidade a estrear-se a competição foi o Andebol de Praia, através das seleções feminina e masculina. A U.Porto está representada pelos/as estudantes Sofia Gonçalves (FEUP), Sara Barbosa (FADEUP) e Diogo Ferreira (FEP), e pelos/as antigos/as estudantes Carolina Loureiro (FMDUP), Cristiana Morgado (FADEUP) e Rui Rodrigues (FCNAUP).

Esta quarta-feira, dia 21 de junho, entra em ação as equipas de Natação Artística, que conta com a participação das estudantes Beatriz Gama (FADEUP) e Mariana Rocha (ICBAS), e de Padel, na qual compete Catarina Santos, alumna da FEUP. A liderar a equipa de Natação Artística estará a treinadora Sílvia Pinto, antiga estudante da FADEUP.

Equipa de Natação Artística. (Foto: Comité Olímpico Portugal)

Dia 23 de junho, arrancam as provas de Atletismo. A defender as cores de Portuga estarão a estudante atleta Catarina Queirós (FCUP) nos 100m Barreiras, e os alumni Cláudia Ferreira (FEUP), no Lançamento do Dardo, Ivo Tavares (FADEUP) no Salto em Comprimento, e Carlos Nascimento (FADEUP) nos 100m e 4x100m.

Catarina Queirós é a atual vice-campeã nacional universitária de Salto em Comprimento. (Foto: FADU)

O dia 23 de junho marca também a estreia de Inês Matos na competição de Ténis de Mesa. A estudante atleta da Faculdade de Farmácia (FFUP) vai procurar dar seguimento à boa época que vem efetuando, coroada com a recente vitória no Campeonato Nacional Universitário.

Inês Matos sagrou-se recentemente campeã nacional universitária pela U.Porto. (Foto: FADU)

Dois dias depois, entram em ação a esgrimista Marta Caride (ICBAS) e a ciclista Raquel Queirós (FADEUP). As duas estudantes iniciam as competições de Esgrima (Florete) e de Ciclismo BTT, respetivamente, no dia 25 de junho.

A última representante da U.Porto a competir neste Jogos Europeus será Maria Inês Barros (ICBAS), na modalidade de Tiro com Armas de Caça.

Marta Caride sagrou-se campeã nacional universitária de Esgrima pela U.Porto. (Foto: DR)

O calendário dos Jogos Europeus 2023 pode ser consultado no site do comité olímpico. A participação da comitiva portuguesa pode ser acompanhada através da RTP Play.