É já de 21 a 23 de junho que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) junta academia e indústria no âmbito da segunda edição da International Summer School in Hydrogen & Fuel Cells Technology, uma Escola de Verão Internacional organizada pelo Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT) da FEUP.

Ao longo dos três dias do evento, serão debatidos os desafios, progressos recentes, perspetivas futuras e aplicações emergentes do setor do hidrogénio e tecnologias associadas às pilhas de combustível e eletrolisadores, num evento que funciona simultaneamente nos formatos presencial e virtual.

“A Summer School pretende ser um fórum híbrido onde investigadores, profissionais de engenharia, decisores políticos e estudantes de pré e pós-graduação se vão encontrar e aprender através de palestras, workshops e atividades sociais”, avança Alexandra Pinto, professora catedrática do Departamento de Engenharia Química da FEUP e responsável pela organização do evento.

Com este debate propõe-se uma análise à evolução em Portugal destas tecnologias ao longo dos próximos anos, avaliando a importância do hidrogénio verde no caminho da descarbonização.

Alexandra Pinto, que é também responsável pelo grupo de investigadores de energia do CEFT, afirma que “queremos transmitir conhecimento aos que desejam iniciar o seu percurso nesta área, mas também a todos os que por motivos pessoais ou profissionais pretendam aprofundar e sistematizar o saber adquirido neste domínio”.

O evento reserva ainda o último dia para algumas intervenções por parte de empresas que atuam como os principais intervenientes na cadeia de valor do hidrogénio, como a CaetanoBus, UTIS, Smartenergy, Bondalty, Galp e APREN. “Terão, certamente, um papel importante a desempenhar na integração destas tecnologias no caminho que levará à descarbonização do país em 2050”, adianta a docente.

A participação na Summer School é gratuita, mediante inscrição prévia.

Mais informações na página do evento.