As/Os professoras/es Ana Cristina Freire e Deolinda Flores, da Faculdade de Ciências (FCUP), e Pedro Camanho, da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Universidade do Porto, foram recentemente eleitas/os como sócias/os correspondentes da prestigiada Academia das Ciências de Lisboa (ACL), distinção que reconhece a reputação científica de docentes e investigadores portugueses.

Ana Cristina Freire, Professora Catedrática do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, foi eleita para a 3ª Secção da ACL, em virtude de uma carreira científica de elevado mérito na área da química.

“É uma grande honra pertencer a uma instituição como a Academia das Ciências de Lisboa. Integrar a Academia possibilita a partilha com outros académicos da área da Química e de outras áreas, a nível nacional e internacional, constituindo a eleição um reconhecimento do trabalho de investigação e comunicação que constitui a minha vida como docente e investigadora”, salienta.

Diretora da FCUP desde 2019, cargo para o qual foi reeleita em 2023, Ana Cristina Freire integra o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) – REQUIMTE, mais concretamente o Grupo de Investigação Materials for Sustainability and Wellbeing e lidera o grupo de investigação “Catalysis, Functional and Smart Materials”.

A sua área de investigação engloba a Química de Materiais, Nanomateriais/Nanotecnologia, Aplicações em Catálise, Sensores Químicos, Energia e Têxteis Funcionais. É, desde janeiro de 2020, membro da Academia Europeia das Ciências (European Academy of Sciences, EURASC).

Professora Catedrática do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, Ana Cristina Freire é, desde 2019, a primeira mulher a assumir a direção de uma das mais antigas faculdades da U.Porto. (Foto: FCUP)

Deolinda Flores, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, integra agora a 4.ª Secção | Ciências da Terra e do Espaço.

“Nesta nova função procurarei contribuir para a missão da Academia das Ciências de Lisboa e para a afirmação na sociedade do conhecimento da Geologia e das Ciências da Terra, tão importantes no desenvolvimento do país”, assinala a docente, que é também investigadora no Instituto de Ciências da Terra, Polo do Porto.

Professora Catedrática da FCUP e especialista na área da Petrologia, é membro do International Committee for Coal and Organic Petrology (ICCP) tendo exercido funções de secretária e presidente da Commission I e presidente do Accreditation Subcommittee durante mais de 10 anos. Exerce funções nos órgãos diretivos da Sociedade Geológica de Portugal e do Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal. É coeditora do International Journal of Coal Geology (Elsevier) desde 2020.

Realiza investigação com reconhecimento nacional e internacional no domínio da Petrologia e Geoquímica Orgânicas.

Deolinda Flores é Professora Catedrática do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e investigadora no Instituto de Ciências da Terra.(Foto: André Tavares/Mulheres na Ciência)

Pedro Camanho, investigador e Vice-Presidente do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, e Professor na FEUP, passa a integrar por sua vez a  7.ª secção – Ciências da Engenharia – da Academia das Ciências de Lisboa.

Com uma extensa carreira de investigação, Pedro Camanho tem um trabalho reconhecido internacionalmente, sobretudo no estudo e simulação dos mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados em diferentes escalas temporais e espaciais.

Na sequência deste reconhecimento, o investigador e Vice-Presidente do INEGI expressou a sua gratidão, afirmando que “é uma grande honra ter sido eleito para uma instituição criada em 1779, que tem promovido a investigação científica, a literatura e a cultura. Estou muito empenhado em contribuir para a missão da Academia das Ciências de Lisboa, que é de grande importância para o desenvolvimento do nosso país”.

Após concluir a sua licenciatura em Engenharia Mecânica na FEUP em 1993, Pedro Camanho obteve o seu doutoramento no conceituado Imperial College London, no Reino Unido, em 1999, no Departamento de Aeronáutica. No mesmo ano, regressou a Portugal para integrar o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e assumir o cargo de diretor da Unidade de Integridade Estrutural do INEGI. Atualmente, é Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia desde 2014, Presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA) e Vice-Presidente do INEGI.

Pedro Camanho é também membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM). Mais recentemente, foi nomeado Fellow da Royal Aeronautical Society, venceu o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto em 2020 e recebeu o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Fadiga e Integridade Estrutural.

Vice-Presidente do INEGI e professor da FEUP, Pedro Camanho é reconhecido internacionalmente pela investigação na área dos materiais compósitos avançados. (Foto: INEGI)

A tomada de posse dos/das novos/as sócios/as correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa terá lugar no dia 6 de julho, no Salão Nobre da ACL.