A diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Ana Cristina Freire, foi recentemente eleita fellow da Academia Europeia das Ciências (EurASc, na sigla inglesa), uma nomeação baseada exclusivamente no mérito científico e independente de qualquer outra entidade. Ana Cristina Freire junta-se assim aos seis portugueses já distinguidos com este título, sendo esta a primeira vez que um elemento da FCUP e da Universidade do Porto recebe esta distinção. 

A Academia Europeia das Ciências tem como missão reconhecer e eleger como membros os melhores cientistas europeus com uma visão para a Europa como um todo, visando o desenvolvimento da ciência e a cooperação científica europeia. É uma associação internacional, totalmente independente, composta por distintos académicos e que procura ainda aproveitar a experiência dos seus membros para aconselhar outros organismos europeus ao nível da melhoria da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social.

A eleição dos fellows da EurASc inicia com uma proposta feita pelo Comité Científico das Divisões da Academia. Esta é depois sujeita à aprovação do General Board – composto pelos membros do Presidium e pelos coordenadores das diversas divisões. 

É com “enorme honra” e “grande gratidão” que Ana Cristina Freire recebe esta distinção da Academia Europeia das Ciências. “É o resultado de um trajeto como docente na FCUP no Departamento de Química e Bioquímica e como investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde/REQUIMTE, entidades às quais agradeço todo o apoio dado na prossecução da minha carreira académica”, refere.

A Diretora da FCUP não deixa também de partilhar a distinção com os estudantes e investigadores que colaboraram com ela em atividades de investigação. “Com toda a sua dedicação, motivação e dinamismo permitiram alcançar os resultados que são agora reconhecidos como de elevada relevância para a área da Química; por esta razão endereço-lhes também um enorme agradecimento”, destaca Ana Cristina Freire.  

Sobre Ana Cristina Freire

Eleita diretora da FCUP em abril do ano passado, Ana Cristina Freire é autora e coautora de mais de 240 publicações e realizou mais de 500 comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais.  Membro do Laboratório Associado para a Química Verde/REQUIMTE, a diretora da FCUP apresenta como principais áreas científicas de interesse a Catálise e Química dos Materiais e também a Nanociência/Nanoquímica e Nanotecnologia. Como investigadora, esteve envolvida em vários projetos de I&D financiados a nível nacional e internacional. 

O seu percurso foi ainda marcado pela criação da spin-off Innovcat, Ldt, por diversas colaborações com empresas e centros tecnológicos e pelo envolvimento na gestão universitária, como é exemplo a passagem pela Direção do Departamento de Química e Bioquímica, entre 2016 e 2019.