Quatro anos e um mês depois de se ter tornado a primeira mulher a assumir a liderança da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)Ana Cristina Freire, Professora Catedrática do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, prepara-se para assumir um segundo mandato como diretora da faculdade.

Apresentando-se como candidata única ao ato eleitoral, Ana Cristina Freire foi o nome escolhido pelo Conselho de Representantes da FCUP para liderar os destinos desta Unidade Orgânica no quadriénio 2023-2027.  

Sob o lema “FCUP 2027: sem muros, rumo à sustentabilidade global”, o programa de ação propõe alcançar doze objetivos para cumprimento da missão e valores da Faculdade de Ciências.

Entre os princípios apresentados destacam-se, por exemplo, as apostas no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pacto Ecológico Europeu, na promoção de inclusão, igualdade de género e de oportunidades e na transferência de conhecimento e tecnologia, e criação de inovação. 

Sobre Ana Cristina Freire

Licenciada em Química (Ramo Científico) pela FCUP, em 1983, Ana Cristina Freire iniciou nesse mesmo ano a carreira de docente na instituição. Em 1991, doutorou-se em Química também na FCUP, com especialização na área Química Inorgânica – Química de Coordenação. Já em 2015, tornou-se Professora Catedrática do Departamento de Química e Bioquímica, que liderou entre 2016 até à sua eleição como diretora em 2019

Como investigadora, integra o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) – REQUIMTE, mais concretamente o Grupo de Investigação Materials for Sustainability and Wellbeing. lidera um grupo de investigação intitulado “Catalysis, Functional and Smart Materials”.

A sua área de investigação engloba a Química de Materiais, Nanomateriais/Nanotecnologia, Aplicações em Catálise, Sensores Químicos, Energia e Têxteis Funcionais. É, desde janeiro de 2020, membro da Academia Europeia das Ciências (European Academy of Sciences, EURASC). 

É co-fundadora da empresa de base tecnológica, Innovcat, Ldt (Março de 2015), uma spin-off da Universidade do Porto que tem como objetivo a investigação, desenvolvimento e produção de catalisadores sólidos e materiais funcionais para aplicações industriais.

A cerimónia de tomada de posse terá lugar no próximo dia 3 de maio, na Reitoria da U.Porto.