A SPFIE – Associação Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural distinguiu recentemente Pedro Camanho, investigador e vice-presidente do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o “Prémio Carreira”.

Este prémio destina-se àqueles que mais se destacam no campo da criação de conhecimento acerca da integridade estrutural, e que assim contribuem para melhorar a segurança e o desempenho de equipamentos e estruturas.

“Fico muito sensibilizado com este reconhecimento. Tive a felicidade de ter feito a minha carreira em boa companhia: os Professores que despertaram o meu interesse pela Mecânica da Fratura (Paulo Tavares de Castro), assim como a sua aplicação a materiais compósitos (António Torres Marques e Frank Matthews), e os estudantes e colegas com quem tenho vindo a colaborar ao longo dos anos”, refere o vice-presidente do INEGI.

“Penso que a Mecânica da Fratura será do interesse da comunidade científica durante mais algumas décadas, e espero que as contribuições científicas que justificaram esta distinção possam servir de inspiração para as novas gerações de investigadores interessados no tema”, acrescenta Pedro Camanho.

A distinção da SPFIE surge na sequência de uma longa carreira de investigação, que tem elevado o docente e investigador da U.Porto ao estatuto de referência internacional, nomeadamente no estudo e simulação, a várias escalas temporais e espaciais, dos mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados.

Sobre Pedro Camanho

Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1995), Pedro Ponces Camanho doutorou-se pelo Departamento de Aeronáutica do prestigiado Imperial College London (Reino Unido) em 1999. Nesse mesmo ano regressou a Portugal para integrar o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e para assumir o cargo de diretor da Unidade de Integridade Estrutural do INEGI.

Atualmente, é Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia, desde 2014, Presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e Vice-Presidente do INEGI.

Vencedor do  Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto em 2020, Pedro Camanho é também membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM), tendo sido, recentemente, nomeado Fellow da Royal Aeronautical Society.