A eleição dos novos representantes dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto, que estava marcada para o próximo dia 13 de fevereiro, foi suspensa esta sexta-feira por deliberação da comissão responsável pelo organização do ato eleitoral.

Num comunicado enviado a todos os estudantes da U.Porto, a Comissão Eleitoral justifica a decisão com “uma comunicação emitida por parte de uma Unidade Orgânica (ICBAS) e uma situação exposta por parte de uma Lista Candidata a Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto”.

“A Comissão Eleitoral decidiu solicitar um parecer jurídico face ao referido, pelo que em conformidade, se suspende o Debate Eleitoral do dia de hoje, 10 de fevereiro, bem como o Ato Eleitoral a realizar-se na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro”, lê-se no mesmo comunicado.

A Comissão Eleitoral não avança, para já, com uma nova data para a realização das eleições, prometendo novidades “assim que oportuno”.

Recorde-se que os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade do Porto para um mandato de dois anos.

Os quatro estudantes eleitos juntar-se-ão aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao representante dos funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas, para completar o lote de 23 membros do Conselho Geral da U.Porto,

Ao Conselho Geral cabe, entre outras competências, eleger o Reitor da U.Porto e aprovar das linhas gerais de orientação da Universidade.

Atualmente, os estudantes são representados no Conselho Geral por Nuno Ferreira (FMUP), José Araújo (FEUP), Ana Gabriela Cabilhas (FCNAUP/FCUP) e José Miguel Neves (FFUP), escolhidos no último ato eleitoral, realizado em novembro de 2020.