A Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU Munique) vai acolher, nos dias 30 e 31 de janeiro, o evento de lançamento – Kick-Off – da EUGLOH 2.0, o projeto que dará continuidade ao trabalho desenvolvido no quadro da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), da qual a Universidade do Porto é um dos membros fundadores.

Tendo como mote “Construir o Campus Europeu para a Saúde Global”, este evento apresenta-se como uma oportunidade para os representantes das universidades que integram a Aliança “discutirem aspetos institucionais, estratégicos e societais da implementação do projeto”, bem como os principais “compromissos e prioridades para os próximos quatro anos”.

Ao longo dos dois dias será ainda destacada “a necessidade de abordagens interdisciplinares, institucionais e holísticas de estudo, investigação e trabalho em áreas da saúde global, a fim de reforçar os esforços nacionais, europeus e globais para enfrentar os desafios da saúde humana, animal e ambiental, individual e coletivamente”.

A abertura do encontro ficará a cargo do Presidente da LMU, Bernd Huber. Segue-se uma receção de boas-vindas com a participação dos presidentes e reitores das nove universidades “aliadas”, da secretário-geral da EUGLOH, e de representantes dos estudantes. O programa prossegue depois com a intervenção da oradora convidada – Julia Pongratz, docente da LMU Munique -, que abordará a questão da mudança climática.

Todos estes momentos serão transmitidos em streaming para as várias comunidades académicas da EUGLOH, através da plataforma Zoom.

Refira-se que este evento inaugural contará já com a presença dos novos parceiros da EUGLOH. Às fundadoras Université Paris-Saclay (França), Universidade de Lund (Suécia), Universidade de Szeged (Hungria),  Universidade do Porto (Portugal) e (Alemanha) juntar-se-ão então os representantes da Universidade de Alcalá (Espanha), Universidade de Tromsø – A Universidade Árctica da Noruega (UiT), Universidade de Novi Sad (Sérvia) e Universität Hamburg (Alemanha).

Uma nova vida para a EUGLOH

O evento Kick-Off da EUGLOH. 2.0 acontece menos de meio ano após a aprovação, pela Comissão Europeia, da candidatura da EUGLOH a uma nova ronda de financiamento, no valor de 14,4 milhões de euros, a aplicar, nos próximos quatro anos, em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores, ou a cooperação científica ao mais alto nível.“

A missão [da EUGLOH] sairá reforçada e alargada, desde logo pela expansão a novos parceiros mas também pelo aprofundamento do trabalho da Aliança nas suas quatro áreas de missão : Educação, Investigação, Inovação e Serviço à Sociedade”, projetava então Joana Resende, Vice-Reitora responsável pelas áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico da U.Porto.

Envolvendo um orçamento total de 18 milhões de euros (financiado pelo Programa Erasmus + e pelas universidades envolvidas), o projeto para a “EUGLOH 2.0” reforça assim o que, segundo a Vice-Reitora, constitui o “desígnio” daquela que constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades da Europa: o de “se afirmar como uma referência no espaço europeu de educação, estimulando a inovação pedagógica, modelos inovadores de mobilidade e circulação de estudantes, docentes, investigadores e staff, promoção de complementaridades estratégicas entre a educação, investigação, inovação e serviço à sociedade, troca de boas práticas e aprofundamento de programas e iniciativas que garantam a sustentabilidade da aliança num futuro próximo”.

Para mais informações, consultar o portal da EUGLOH.