Na Universidade do Porto, o mês de janeiro e fevereiro são sinónimo de muito estudo para os exames de final do primeiro semestre, o que se traduz numa fase de maior vulnerabilidade emocional e psicológica para os estudantes. Para aliviar a ansiedade característica desta época, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) preparou um programa especial para promover a saúde mental da comunidade, através da prática de atividade física.

A OCDE destaca que “estilos de vida cada vez mais sedentários e atitudes deficientes em relação à dieta e nutrição estão a ter efeitos altamente prejudiciais para a saúde global da geração mais jovem”. Sabendo isto, o CDUP-UP pretende “proporcionar aos nossos estudantes todas as ferramentas necessárias para que vivam esta fase mais “stressante” de uma forma mais saudável e equilibrada”, explica Bruno Almeida, diretor do CDUP-UP.

A partir do dia 2 de janeiro, os estudantes, mas também os docentes e não docentes da U.Porto podem então usufruir de sessões de aulas de fitness online gratuitas, um ciclo de workshops de Tai Chi e, ainda, reservar, uma das instalações desportivas da U.Porto para praticar qualquer modalidade com 25% de desconto.

As sessões de fitness online gratuitas iniciam logo a 2 de janeiro e vão decorrer todos os dias, de segunda a sexta-feira, até 4 de fevereiro. Todas as segundas-feiras, às 18h30, há uma aula de GAP online; às terças-feiras, às 18h30, é o momento do Pilates; às quartas-feiras, às 19h15, a pausa do estudo pode ser feita através de uma sessão de Glúteos; às quintas-feiras, às 18h30, é a vez do Workout; e às sextas-feiras,Tai-Chi, às 19h30. Os interessados poderão aceder a todas estas aulas, mediante registo online.

As aulas fitness online serão abertas a todos os estudantes, docentes e não docentes da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

Para relaxar o corpo e a mente, o CDUP-UP também convida a participar num ciclo de workshops de Tai Chi gratuitos para todos os membros UPFit, a realizarem-se às 19h30, no CDUP-Boa Hora.

No dia 13 de janeiro, a proposta inclui “Chikung – Tratado de renovação dos músculos e tendões”. Uma semana depois, a 20 de janeiro, a sessão tem como tema “Taichi – da arte marcial à técnica terapêutica”. O ciclo termina a 27 de janeiro com uma sessão de “ShaoYin Taijishan: Tai Chi com leque”.

Para os que não são membros UPFit o custo de cada sessão varia entre os 3,5 euros (para a comunidade U.Porto) e os 4,90 euros (para externos). Em ambos os casos, é necessário proceder à inscrição prévia.

Os workshops de Tai Chi visam dar resposta aos problemas de ansiedade, que são mais evidentes em época de exames. (Foto: CDUP-UP)

A última proposta do CDUP-UP inclui uma campanha de 25% de desconto no aluguer das instalações desportivas do CDUP-UP. Uma oportunidade de juntar o grupo de amigos e praticar qualquer modalidade à escolha (Futsal, Voleibol, Basquetebol, Badminton, etc.).

A campanha decorre de 2 de janeiro a 28 de fevereiro e destina-se a reservas pontuais do Pavilhão Luís Falcão (polo Asprela – junto à FEUP e FEP), do Estádio Universitário (polo do Campo Alegre – juntos à FCUP, FLUP, FAUP e FCNAUP) ou do CDUP-Boa Hora (polo Centro – perto da FDUP, ICBAS e FFUP).

As reservas devem ser efetuadas na plataforma de reservas do CDUP-UP.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a reserva de instalações desportivas da U.Porto é ainda mais acessível. (Foto: CDUP-UP)

Para mais informações sobre a oferta desportiva da Universidade do Porto, consultar o portal do CDUP-UP.