“Atividade física para todos na semana do Dia Mundial da Atividade Física!” Foi este o mote da Active Week 2024, uma iniciativa do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) que, entre os dias 2 e 7 de abril, disponibilizou à comunidade um programa alargado de atividade física, com as receitas a reverterem para fins solidários.

No Desafio “O mais Ativo!”, o mote passava por praticar exercício físico por uma causa. Nas sessões de Musculação do UPFit, no projeto Pausa Ativa, ou ainda online, os participantes foram convidados a somar o máximo de atividade física possível, convertida depois num valor monetário a favor da Mundo a Sorrir.

No total, os 80 participantes nas sessões de Musculação e desafio online contabilizaram 229 km. Também na Pausa Ativa, 352 funcionários da U.Porto contribuíram com mais de 15 mil agachamentos feitos, no decurso da semana.

Toda a comunidade pôde participar nas atividades da Active Week 2024. (Foto: CDUP-UP)

Por sua vez, o Peddy Paper da Active Week colocou à prova seis equipas, que procuraram responder a diversos enigmas espalhados pela cidade do Porto. Já no UPFit, toda a comunidade pôde aderir a uma aula gratuita por dia, assim como a um Circuito Inclusivo, adaptado a todas as necessidades individuais.

O fim de semana foi dedicado às atividades em família. Sábado arrancou com os Fun Family Games, onde 17 famílias inscritas, constituídas por membros de todas as idades, se divertiram com jogos desenhadas pelo CDUP-UP.

As participações nestas atividades da Active Week, em conjunto com a Corrida e Caminhada do Dia da Universidade, resultaram no donativo total de 1258,51 euros para a Mundo a Sorrir

A semana mais ativa do ano na U.Porto terminou com cerca de 150 participantes a caminhar pela consciencialização sobre o Autismo (efeméride que se assinalou a 2 de abril). Os 705 euros ameaçados com as inscrições reverteram a favor da Vencer Autismo.

A Active Week mobilizou 689 pessoas pela atividade física e pela vertente solidária do Desporto.