O lançamento está marcado para 17 de dezembro, sábado, às 16h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto. O livro Caprichos. Com texto de Michel Butor, de Manuel Casimiro tem a chancela da U.Porto Press e, para além do autor, o lançamento contará com a presença de Bernardo Pinto de Almeida, docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), escritor e crítico de arte, Carlos França, filósofo, investigador e crítico de arte e Sergio Meijide Casas, docente de História de Arte da Universidade de Santiago de Compostela.

São de Michel Butor os textos que, neste livro, acompanham as imagens dos “Caprichos” de Manuel Casimiro. No prefácio do livro, o artista afirma ter conhecido Michel Butor no seu atelier e residência, nos anos 1970, em França, quando o próprio lhe bateu à porta.

“Depois de se ter identificado, revelou-me ter visto algumas das minhas intervenções numa exposição, desejando aprofundar o conhecimento do meu trabalho”. Foi a partir daquela altura que o poeta, romancista, professor de literatura, ensaísta e crítico de arte passou a escrever textos sobre Manuel Casimiro “em alguns dos seus livros, bem como catálogos das minhas exposições. Em conjunto fizemos também livros de artista”. Assim se foi solidificando uma “sólida amizade entre os dois”.

Foi no final dos anos 1990 que Michel Butor “escreveu para os Caprichos”. São estes os textos que “figuram em cada uma das imagens que em parte neste livro se publicam”. As intervenções (ou “pinturas interventivas) de Manuel Casimiro recorrem a imagens do pintor espanhol Francisco Goya. O artista considera que os textos de Butor “casam três identidades muito diferentes, vindas de áreas distintas da literatura e da pintura”.

As intervenções (ou “pinturas interventivas) de Manuel Casimiro recorrem a imagens do pintor espanhol Francisco Goya. (Foto: DR)

Estas intervenções nos Caprichos de Goya inserem-se numa longa tradição de trabalhos que Manuel Casimiro tem vindo a desenvolver. Primeiro em suporte de tela ou papel, as “formas ovoides abandonaram as telas e viajaram para invadir as imagens de obras preservadas nos museus, mas também as imagens de tudo aquilo que nos rodeia”, acrescenta o artista.

Resultado de uma exposição que, entre fevereiro e março deste ano, esteve patente nas galerias da Casa Comum, ao Edifício histórico da Reitoria, Caprichos. Com texto de Michel Butor, de Manuel-Casimiro vai ser lançado no dia 17 de dezembro. A entrada é livre.