Foi lançado no passado dia 26 de março, na Reitoria da Universidade do Porto, o livro Neonatologia – Formação Avançada, uma obra elaborada por docentes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e pediatras do Centro Materno Infantil do Norte/ULS de Santo António e que incide sobre o desenvolvimento da Perinatologia e da Medicina Neonatal.

Este manual, cuja apresentação ficou a cargo do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, é o resultado do trabalho de vários especialistas, abordando temas como neurologia e neuro desenvolvimento, genética e dismorfologia neonatal, cardiologia perinatal, entre outros, sendo considerado fundamental para a formação de internos e especialistas, neonatalogistas e pediatras.

Dividida em 12 capítulos, a obra decorreu da publicação dos conteúdos formativos do Curso de Formação contínua em Neonatologia, oferecido no ICBAS, no qual se pretendeu atualizar e aprofundar os conceitos essenciais dos vários domínios da Neonatologia.

“Ao fazer esta formação durante um ano, que envolveu médicos de todo o país, havia muita matéria importante, e porque o que não se publica não é conhecido, resolvemos avançar com esta obra que agora lançamos”, nota Alberto Caldas Afonso, responsável pela coordenação da obra, juntamente com Carmem Carvalho, Elisa Proença e Liane Correia Costa.

No entender do pediatra e Professor Catedrático do ICBAS, “o conhecimento na área médica está com um desenvolvimento enorme e prevê-se, a cada dois anos, duplicar o conhecimento, pelo que os médicos têm uma profissão muito exigente, que os obriga a estudar todos os dias. Quando terminamos esta formação, sentimos a necessidade de uma rápida publicação dos seus conteúdos”.

Caldas Afonso nota ainda que “este manual é o primeiro publicado no nosso país com uma tão ampla abrangência dos conhecimentos necessários na avaliação e orientação, desde o período pré-natal até ao fim da fase de recém-nascido”. E acrescenta que “o livro é muito interessante e envolve o percurso do ciclo da vida, desde o período fetal até ao fim do período neonatal, abordando as diferentes áreas desta atividade assistencial”.

Ao longo dos vários capítulos do livros, são abordados, de forma clara e esclarecedora, temáticas de neurologia e neurodesenvolvimento; genética e disformologia neonatal; patologia infeciosa e imunologia neonatal; erros inatos do metabolismo; patologia endócrina do recém-nascido; nutrição, estado nutricional e patologia digestiva neonatal; patologia nefrológica e técnicas de substituição renal em neonatologia; problemas respiratórios e ventilação em neonatologia; cardiologia perinatal; princípios básicos de hematologia e neonatologia; prematuridade, viabilidade e questões éticas em neonatologia; e patologia cirúrgica no período neonatal.

O manual vai agora ser apresentado em Lisboa, no próximo dia 11 de abril, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos.