A Universidade do Porto vai acolher o evento que, a nível nacional, assinala a abertura da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, uma iniciativa de diplomacia bilateral que visa aprofundar o relacionamento entre estes dois países. Os Caprichos de Manuel-Casimiro com texto de Michel Butor inaugura no próximo dia 12 de fevereiro, às 15h00, e ficará patente até 22 de março, nas galerias da Casa Comum, ao edifício histórico da Reitoria.

É uma exposição dos Caprichos , mas uma nova versão, onde Manuel-Casimiro revisita outra exposição de sua autoria, composta por 80 obras executadas no final dos anos 1990 e apresentadas, pela primeira vez, em 2008, no Museu Berardo. Depois de viajarem até à China, em 2014, para participarem noutra exposição individual, integraram em definitivo, em 2017, as coleções da Biblioteca Nacional de França.

Este “revisitar dos referidos Caprichos, numa versão de maiores dimensões, com algumas imagens alvo de alterações nas intervenções da pintura em relação aos 80 “Caprichos casimirianos” que habitam em permanência a Biblioteca Nacional de França, é também uma homenagem a Michel Butor [autor do texto que figura em cada uma das imagens], que já não se encontra ente nós”, ressalva o artista.

A Tinta da China publicou, em 2008, um livro com a reprodução das obras e textos de Michel Butor e Manuel-Casimiro. Um novo livro, com estas últimas imagens dos “Caprichos” e um reformulado texto de Manuel-Casimiro está já a ser preparado para edição.

Sobre Manuel-Casimiro

Pintor, escultor, fotógrafo, designer e cineasta, Manuel-Casimiro nasceu no Porto em 1941. Em 1976, foi bolseiro em França, da Fundação Calouste Gulbenkian, para desenvolver um projeto de investigação na área das artes visuais. Fixou-se em Nice, durante mais de 18 anos, cidade da qual se ausentou para viajar e passar grandes temporadas em Itália, mas também em Nova Iorque, onde viveu um ano. Representou França em diversas participações internacionais, nomeadamente em Berlim e em São Paulo. Em 1996/97, Jean-Hubert Martin apresentou em Serralves a primeira retrospetiva de Manuel-Casimiro, exposição que foi acompanhada da edição de um catálogo.

A sua obra figura em coleções privadas e públicas, assim como em museus de vários países. Em Portugal, destaque para o Museu de Serralves, no Porto, a Fundação Gulbenkian e o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, assim como o Museu Sousa Cardoso, em Amarante. Manuel-Casimiro participou em diversas exposições individuais e coletivas, em galerias e museus, de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Brasil, E.U.A., China e Japão.

Sobre a sua obra, escreveram filósofos como Jean-François Lyotard, Vincent Descombes e Christine Buci-Glucksmann, escritores como Michel Butor, José Régio, Eduardo Lourenço e historiadores e críticos de arte como Pierre Restany, José Augusto França, Bernardo Pinto de Almeida e Fernando Pernes, entre outros.

Em 2018, Isabel Lopes Gomes realizou o documentário Manuel-Casimiro – Pintar a Ideia sobre a vida e obra do artista.

Aprofundar a relação entre Portugal e França

A Temporada Cruzada Portugal-França 2022 vai prolongar-se durante nove meses de programação, com mais de 200 projetos e uma multiplicidade de eventos e atividades, tendo por objetivo comum aprofundar a ligação entre os dois países, em vários domínios, com uma forte aposta na difusão de uma imagem moderna e criativa de Portugal.

O projeto vem dar resposta a um acordo assinado em 2018 pelo Primeiro-ministro António Costa e pelo Presidente francês Emmanuel Macron, para a criação de uma “ponte” entre as duas presidências da União Europeia da qual fizesse parte um amplo programa de trocas culturais e científicas.

Os Caprichos de Manuel-Casimiro vai ficar patente até 22 de março. Durante este período, está prevista a projeção do filme de Isabel Lopes Gomes, que voltará a passar, dia 2 de Abril, na Archipel Butor, em Lucinges, França. Ali também poderá ser vista uma exposição de algumas obras e correspondência de Michel Butor e Manuel-Casimiro.

Com entrada livre, a exposição da Casa Comum pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, as portas abrem-se das 15h00 às 18h00.