Ana Gabriela Cabilhas, estudante do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto, foi eleita, esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, para um novo mandato como Presidente da Federação Académica do Porto (FAP). A estudante, que já tinha sido a primeira mulher a ser reconduzida no cargo, torna-se assim o primeiro presidente da FAP – para além do fundador, Diogo Vasconcelos – a assumir um terceiro mandato à frente do organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.

Encabeçando a única lista candidata, Ana Gabriela Cabilhas foi eleita com 21 votos a favor e 2 votos em branco num universos de 23 associações de estudantes que marcaram presença nas eleições.

“O terceiro mandato é a minha última esperança de encontrar juventude nos decisores políticos. A FAP abraçou diversas batalhas nos últimos anos, mas a meta, se é que um dia haverá alguma, está longe de se avistar. Acredito, mais do que nunca, na força viva e reivindicatória da juventude e na nossa capacidade de superação e de coesão. Estou aqui, em 2023, por uma voz que quer falar ainda mais alto”, destaca a agora reeleita Presidente da FAP.

Depois de um segundo mandato marcado pelas reivindicações nos domínios do alojamento estudantil e do combate ao abandono escolar, Ana Gabriela Cabilhas elege a a emancipação jovem como um dos grandes desafios para o terceiro mandato.

“A FAP é os estudantes que representa, mas também uma estrutura de liderança geracional. E os jovens carregam um peso nunca antes imaginado. Precisam de ser cada vez mais capazes nos seus empregos e nas suas vidas. E precisam de oportunidades para viverem a plenitude das suas aspirações”, lembra.

Para além de Ana Gabriela Cabilhas, a nova direção da FAP inclui mais quatro estudantes da U.Porto. João Fonseca (AEFCUP) e Carlos Alves (AEFEUP) vão desempenhar o cargo de vice-presidentes. Francisco Fernandes (AEFEP) e Inês Vieira (AEFDUP) integram igualmente a nova equipa diretiva da Federação, ambos na qualidade de vogais.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2023 vai ter lugar no dia 15 dezembro, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Sobre Ana Gabriela Cabilhas

Natural de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, Ana Gabriela Cabilhas é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Entre 2017 e 2019, foi presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo da faculdade.

Em 2018, assumiu o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Académica do Porto e, um ano depois, passou a integrar a direção daquele organismo. Desenhava-se assim o percurso que culminou, em 2021, com a eleição daquela que é a primeira mulher ligada à U.Porto a liderar os destinos da FAP.

Licenciada em Ciências da Nutrição, Ana Gabriela Cabilhas é estudante do 2.º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da FCNAUP e da FCUP. (Foto: DR)

A frequentar desde 2019 o Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição – “partilhado” entre a FCNAUP e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) -, Ana Gabriela Cabilhas é ainda um dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto, um dos principais órgãos de decisão da Universidade.

Desde março deste ano, integra, ainda, o Conselho Nacional de Educação (CNE), um órgão independente, com funções consultivas, que funciona junto dos Ministérios da Educação e Ciência e Ensino Superior.