Francisco Porto Fernandes, estudante do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi eleito, esta quarta-feira, para o cargo de Presidente da Federação Académica do Porto (FAP). Aos 20 anos, o estudante natural do Porto será o presidente mais jovem de sempre na história do organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.

Encabeçando a única lista candidata, Francisco Porto Fernandes foi eleito com 22 votos a favor e um voto em branco, num universo de 23 Associações de Estudantes que marcaram presença no ato eleitoral

Licenciado em Economia pela FEP (2023), Francisco Porto Fernandes foi Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP) entre 2022 e 2023, tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico da FEP e o Conselho de Ação Social da Universidade do Porto.

Em 2023, assumiu o cargo de Vogal da Direção da Federação Académica do Porto, presidida por Ana Gabriela Cabilhas, desenhando-se, assim, o percurso que culminou com a candidatura à presidência da Federação Académica do Porto.

Combater as desigualdades sociais e a emigração jovem qualificada

Relativamente às prioridades para o mandato que está prestes a iniciar, a nova Direção da FAP promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Ana Gabriela Cabilhas, que liderou os destinos da Federação nos últimos três anos. “Os desafios para o próximo ano são claros – combater as desigualdades sociais e o flagelo da emigração jovem qualificada”, aponta a FAP em comunicado.

Para Francisco Porto Fernandes, “o combate às desigualdades sociais no Ensino Superior e fora dele tem de ser uma prioridade, num país onde as famílias pobres demoram cinco gerações a subir de classe social e os alunos das classes mais baixas são praticamente inexistentes nos cursos com nota de entrada mais elevada”.

Já “o combate à emigração jovem qualificada, será também bandeira da FAP em 2024. Nos últimos 20 anos 200 mil licenciados emigraram, o que representa um custo de, pelo menos, 18 mil milhões de euros para o país. Queremos construir o nosso próprio projeto de vida e o país não nos permite”, adverte o presidente eleito da FAP.

Ao longo do próximo ano, a nova equipa da FAP promete ainda “afirmar a educação como guardiã da democracia e da liberdade perante os extremismos e populismos que diariamente corroem as instituições pela Europa fora.  Seremos intransigentes na defesa da qualidade das políticas de juventude e de educação. Seremos a voz de uma geração que não se resigna a ser a primeira a viver pior do que a dos seus pais.», afirma Francisco Porto Fernandes.

Para além do estudante de Economia, a nova direção da FAP inclui mais cinco estudantes da U.Porto. Para o cargo de Vice-Presidentes, foram eleitos Ana Grandinho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (AEFFUP) e Guilherme Torres, da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP).

Tiago Teixeira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP), Margarida Moreira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras (AEFLUP) e Mariana Almeida, da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) integram igualmente a nova equipa diretiva da Federação, na qualidade de vogais.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2024 vai ter lugar no próximo dia 20 de dezembro, na Casa da Música.

A nova equipa diretiva da FAP inclui seis estudantes da Universidade do Porto. (Foto: FAP)

Sobre a FAP

A Federação Académica do Porto foi fundada em 1989 e é composta por 26 Associações de Estudantes, representando mais de 80 mil estudantes de várias Instituições de Ensino Superior da Grande Área Metropolitana do Porto.