A Universidade do Porto foi a grande dominadora dos prémios da Gala do Desporto da Federação Académica do Porto 2023, evento que distinguiu, no passado dia 19 de junho, os estudantes atletas que mais de destacaram nas competições desportivas promovidas pela FAP durante a época 2022/2023.

Dos 18 prémios individuais e coletivo atribuídos à Universidade – em 26 possíveis -, destacam-se os seis prémios de “Melhor Atleta” do ano entregues aos estudantes: Patrícia Resende, FAUP (“Melhor Atleta Feminina Andebol”), Simão Nitsche, FEP (“Melhor Atleta Masculino Andebol”), Henrique Mota, FEP (Melhor Atleta Masculino Futebol de 11), Ema Gonçalves, FADEUP (“Melhor Atleta Feminina Futsal”, Inês Vasco, FMUP (“Melhor Atleta Feminina Voleibol”) e Gonçalo Sousa, FEP (“Melhor Atleta Masculino Voleibol”.

A Gala do Desporto da FAP 2023 premiou também o “Melhor Treinador” das várias modalidades. Dos premiados, cinco são da U.Porto. A saber: André Ribeiro, AEFEP (“Melhor Treinador Futebol de 11”), Beatriz Caldeira, AEFMUP (“Melhor Treinador Futsal”), Luís Mortágua, U.Porto ( Melhor Treinador/a Andebol), e Armindo Magalhães, AEFEUP (Melhor Treinador Basquetebol”) e Jaime Morais, AEICBAS (“Melhor Treinador Voleibol”).

Destaque também para as equipas de Voleibol feminino da AEICBAS e de Futebol masculino da AEFEP, que venceram o galardão de “Melhor Equipa” do ano nas respetivas modalidades.

A U.Porto conquistou ainda os prémios de “Melhor Marcador Andebol Masculino”, por Guilherme Pereira Duarte (FEUP), “Melhor Marcador Futebol de 11″, por Pedro Xavier Carvalho (FADEUP), “Melhor Marcador Futsal Masculino”, por Tiago Caldas da Silva (FEUP), “Melhor Performance LOL”, por João Pessoa (FEUP) e “Melhor Performance VALORANT”, por Leonardo Alzamora (FCUP).

Desporto para todos

Só na época desportiva 2022/2023, os Campeonatos Académicos do Porto, a Taça CAP e os Esports organizados pela FAP mobilizaram mais de 3500 atletas e 200 equipas de toda a academia.

Dos estudantes que participaram nas competições da FAP na última época destaca-se ainda o facto de a maioria serem atletas não-federados, tendo-se ainda registado um aumento das atletas femininas.

“O desporto é um espaço de lazer e de saúde e bem-estar. É, a par, um espaço de construção de uma Academia viva e ativa, onde todos têm lugar”, realça Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da FAP.