O percurso de Ana Gabriela Cabilhas espelha o cruzamento entre dois mundos que apaixonam a jovem de 22 anos: a saúde e a gestão. Licenciou-se recentemente pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, mas o seu percurso não ficou por aqui. Está agora a frequentar o Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), e é a mais recente representante dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto.

Mas recuemos no tempo… Entrar na Universidade significou, para Ana Gabriela Cabilhas, encontrar um leque de oportunidades que lhe permitiram estar “fortemente ligada ao associativismo estudantil”, sem “nunca descurar dos estudos”. Em 2016/2017, integrou a Associação de Estudantes da FCNAUP e, desde então, nunca parou. Começou por fazer parte do Departamento Científico, a que se seguiram dois anos de presidência da associação. Para a agora nutricionista, a missão era “simples”: “representar os estudantes da FCNAUP assim como a luta pela defesa dos seus direitos e interesses”.

Ana Gabriela Cabilhas foi presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP. (Foto: DR)

Ainda na FCNAUP, Ana Gabriela foi membro do Conselho Pedagógico e do Conselho Executivo. Já em 2019, foi convidada a integrar a direção da Federação Académica do Porto (FAP), enquanto responsável pelas áreas da Comunidade, Inclusão e Saúde.

O mais recente desafio no horizonte da estudante passa por representar os estudantes na U.Porto no Conselho Geral, um dos três órgãos máximos de governo da Universidade do PortoAna Gabriela Cabilhas assume o desafio: “Estou certa da responsabilidade das funções que me são confiadas, pelo que as desempenharei com um trabalho sério e rigoroso, tal como em todos os projetos que tenho vindo a abraçar”.

Para o futuro imediato, a jovem nutricionista deixa ainda um desejo: “Gostava que a voz dos estudantes fosse mais ouvida e valorizada. Uma maior sinergia entre os representantes dos estudantes, a Universidade e as suas unidades orgânicas, trará certamente benefícios para aqueles que serão os cidadãos do amanhã”.

Recém-licenciada em Ciências da Nutrição, a nova representante dos estudantes no Conselho Geral  da U.Porto está a frequentar o Mestrado na FCUP. (Foto: DR)

Naturalidade? Albergaria-a-Velha

Idade? 22 anos

De que mais gosta na Universidade do Porto?

Da sua diversidade científica, da sua capacidade de inovação e da multiculturalidade. Do seu prestígio reconhecido a nível nacional e internacional.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da distância e do afastamento entre os três polos, que comprometem a comunicação, a interação e a partilha entre estudantes, docentes, investigadores e não docentes das diversas faculdades.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Aproximar os estudantes, de todas as áreas de ensino da Universidade, do mercado de trabalho e da realidade profissional. Por exemplo, através de um contacto mais próximo com empresas e outras entidades parceiras estratégicas e estruturantes no percurso académico de um estudante.

Quais as expectativas para os anos que aí vêm?

Para já, estou focada no Mestrado. Seguidamente, pretendo ingressar no mercado de trabalho, como Nutricionista, mas com uma forte ligação à área da gestão ou da política alimentar.

Como preferes passar os tempos livres?

Confesso que não tenho muito tempo livre. Mas quando o tenho, aproveito para regressar a casa, fugindo da agitação da cidade e estando no conforto da família e dos amigos.

Um livro preferido?

Vou eleger um lido recentemente: O suspeito, de Fiona Barton.

Um disco/músico preferido?

Imagine Dragons.

Um prato preferido?

Polvo à lagareiro.

Um filme preferido?

Into the Wild.

Uma viagem de sonho?

São várias. Mas num futuro próximo, fazer um safari no continente africano.

Um objetivo de vida?

Estou numa fase da minha vida em que tenho muitas ambições, desafios para superar, objetivos para cumprir e sonhos para realizar. Assim, pretendo conseguir gerir todas as emoções e expectativas inerentes, vivendo um dia de cada vez.

Uma inspiração?

Sem dúvida as pessoas. Não só os meus Pais, como também algumas pessoas, com as quais tive a felicidade de me cruzar no decorrer do meu percurso estudantil.

Um projeto que gostarias de ver implementado na U.Porto?

Não é propriamente um projeto. Gostava que a voz dos estudantes fosse mais ouvida e valorizada. Uma maior sinergia entre os representantes dos estudantes, a Universidade e as suas unidades orgânicas, trará certamente benefícios para aqueles que serão os cidadãos do amanhã formados pela Universidade do Porto.