Ana Gabriela Cabilhas, estudante do 2.º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto, tomou posse, esta quinta-feira, como nova presidente da Federação Académica do Porto (FAP) para o mandato de 2021.

Encabeçando a única lista candidata (M), a até agora vice-presidente da FAP foi eleita com 21 votos a favor – de um universo de “25 votos validamente expressos” – pelas 27 associações que integram a federação. Ana Cabilhas sucede assim a Marcos Alves Teixeira na liderança do organismo máximo de representação dos estudantes da maior Academia do país.

Natural de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, Ana Gabriela Cabilhas, de 23 anos, é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Entre 2017 e 2019, foi presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo da faculdade.

Em 2018, assumiu o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FAP e em 2019 passou a integrar a direção da federação académica, tendo coordenado o projeto social e de voluntariado “FAP no Bairro”. Já em 2020, passou a coordenar o Pólo Zero da FAP.

A frequentar desde 2019 o Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição – “partilhado” entre a FCNAUP e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) -, Ana Gabriela Cabilhas foi recentemente eleita como um dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto, um dos principais órgãos de decisão da Universidade.

Emprego digno e tecnologia no topo das prioridades

Relativamente às prioridades para o próximo ano, a nova Direção da FAP elege o “emprego jovem digno e de qualidade” no topo das prioridades para o mandato que agora inicia. “Neste momento difícil e, mais do que nunca, a FAP tem de estar ao lado dos recém-diplomados”, destaca a equipa recém-eleita, numa nota enviada à agência lusa.

A “promoção da cultura tecnológica através da Educação” será outro dos “focos” da FAP ao longo do próximo ano. A este nível, as apostas incluem “a adaptação do ensino às exigências do novo panorama nacional, a melhoria dos métodos de ensino e aprendizagem, a utilização de novas ferramentas tecnológicas e a inovação pedagógica”.

“Em suma, a nova Direção da FAP irá trabalhar para uma academia que estimule a participação democrática e a construção social, que integre e inclua todos os estudantes através de um ecossistema cultural e de uma ligação próxima à cidade”, remata a equipa liderada por Ana Gabriela Cabilhas.

Para além da nutricionista, a nova direção da FAP inclui mais cinco  estudantes da U.Porto. José Miguel Neves (AEFFUP) vai desempenhar o cargo de tesoureiro, enquanto que João Silva (AEICBAS) e João Fonseca (AEFCUP) assumem os cargos de Vice-Presidente e Secretário-geral, respetivamente. Diogo Pinto (AEFEUP) e Maria Pinhão Martins (AEFPCEUP) integram igualmente a nova equipa diretiva da Federação, ambos na qualidade de vogais.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o mandato 2021 decorreu esta quinta-feira, 10 de dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Dos nove elementos que compõem a nova direção da FAP, seis são estudantes da U.Porto. (Foto: FAP)