A Universidade do Porto vai acolher a terceira reunião do SPERTUS – Seminário Permanente sobre Energia e Transição Industrial, uma plataforma luso-espanhola de debate e reflexão, formada por prestigiados cientistas e tecnólogos do setor energético, que pretende ser um polo estratégico de conhecimento diante de um dos grandes desafios do mundo atual: a transição energética.

A decorrer durante o próximo dia 28 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, este evento é  aberta à participação de entidades públicas, empresas, académicos e investigadores do setor energético português e espanhol de forma a potenciar a criação de uma plataforma ibérica de contatos e reflexão estratégica na temática da Energia e Transição Industrial.

Com início marcado para as 9h00, a terceira reunião do SPERTUS vai contar com a presença dos mais destacados especialistas e líderes políticos e económicos da Península Ibérica, incluindo a comissária europeia Elisa Ferreira, que será a Keynote Speaker numa sessão de debate sobre “Transição energética, competitividade e coesão territorial”.

Esta sessão está marcada para as 15h00 e contará ainda com a participação de João Neves (Secretário de Estado da Economia, Ministério da Economia e Mar, PT), Paula Uría (Secretaria Xeral Industria, Espanha), entre outros convidados.

Uma nova Plataforma Ibérica sobre Transição Energética e Competitividade Industrial

Esta reunião do SPERTUS servirá também para constituir a Plataforma Ibérica sobre Transição Energética e Competitividade Industrial, através da qual se pretende destacar o papel de Espanha e Portugal como grandes potenciais produtores e exportadores de energia verde. Para o efeito, serão analisados os projetos atuais e futuros mais importantes a serem desenvolvidos em conjunto.

Temas relacionados com a Segurança energética, mobilidade e impacto social, bem como questões científicas e tecnológicas associadas à transição serão igualmente tratados nas diferentes mesas redondas que terão lugar ao longo do dia (ver programa completo).

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Mais informações