José Meirinhos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras (FLUP) e membro do Instituto de Filosofia da U.Porto, é o nome escolhido pelo Reitor da U.Porto para presidir à Comissão de Ética da Universidade do Porto durante os próximos quatro anos (2022 a 2026).

José Meirinhos, que substitui no cargo o também professor da FLUP Luís Amaral, é licenciado em Filosofia (1984), Mestre em Filosofia Medieval (1990) e doutorado em Filosofia Antiga e Medieval (2002) pela FLUP. Professor Catedrático de Filosofia Antiga e de Filosofia Medieval desde 2012 (com agregação desde 2007), é o atual diretor do Departamento de Filosofia da FLUP.

Em paralelo com a docência, desenvolve investigação científica no Instituto de Filosofia da U.Porto, unidade de investigação que presidiu entre 20o8 e 2017 e de novo desde 2022, onde também dirige há vários anos a linha temática Medieval and Early Modern Philosophy.

José Meirinhos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) entre 2017 e 2021, período em que liderou uma equipa constituída por membros de 11 instituições nacionais de investigação e ensino. Atualmente, Permanece ligado à SPF na qualidade de Presidente da Assembleia-Geral.

Antes, presidiu também à Sociedad de Filosofía Medieval (SOFIME), uma sociedade científica iberomericana empenhada no desenvolvimento e consolidação da investigação e do ensino da Filosofia Medieval.

Sobre a Comissão de Ética da U.Porto

Constituída em 2008 pelo Senado da Universidade do Porto, a Comissão de Ética é um órgão colegial, multidisciplinar e independente, que tem como missão a observância e promoção de padrões éticos em todas as atividades académicas (docência, investigação e atividades de extensão, incluindo prestação de serviços à comunidade e divulgação da ciência) das diversas unidades da U.Porto e na conduta dos seus membros (docentes, funcionários ou estudantes).

A Comissão de Ética é constituída por um ou mais elementos designados por cada uma das unidades orgânicas da U.Porto. Estes distribuem-se por quatro subcomissões especializadas: Artes, Ciências da Vida, Ciências Sociais e Humanas e Tecnologias.