Quais os melhores comportamentos e conhecimentos a transmitir no domínio da alimentação? Num momento em que profissionais de saúde e de educação estão rodeados de informações – verdadeiras e falsas – e em constante transformação, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), procura responder a esta realidade com o lançamento, já a partir do próximo ano letivo, do Mestrado em Educação Alimentar.

Reunindo um corpo docente de vários backgrounds, proveniente de quatro faculdades da Universidade do Porto – FCNAUP, FPCEUP, Letras (FLUP) e Belas Artes (FBAUP) – este curso pioneiro a nível europeu distingue-se pela sua multidisciplinaridade. Nos temas a abordar incluem-se o Design, Planeamento de intervenções, Comunicação Estratégica, Gestão e Liderança, entre outros.

Estamos rodeados pelo excesso de informação, mas nem toda é de qualidade. A educação para a alimentação saudável vai continuar a fazer a diferença num mundo cada vez mais complexo na informação alimentar, muito desigual no acesso e compreensão, mas onde os hábitos alimentares adequados continuam a ser o principal determinante da nossa qualidade de vida. A primeira premissa do Mestrado em Educação Alimentar é essa: dotar os profissionais de áreas da saúde e da educação de pensamento estratégico e competências para fazerem a diferença num mundo em mudança”, explica Pedro Graça, Diretor da FCNAUP.

Para o também diretor do novo mestrado, “vivemos num mundo altamente tecnológico, globalmente interligado em que muitas vezes o digital é o primeiro canal de consumo de informação. É por isso essencial dotar estes profissionais das capacidades técnicas para dominarem esses meios de comunicação. Esse é o segundo grande objetivo da formação. Nesse sentido, serão exploradas, por exemplo, como montar intervenções de educação e alimentação nesses mesmos contextos”.

O Diretor da FCNAUP já tinha destacado o lançamento Mestrado em Educação Alimentar durante as comemorações dos 46 anos da faculdade, celebrados no passado mês de junho. Referindo-se ao novo curso como “o nosso grande desígnio para o próximo ano”, Pedro Graça realçou que esta “é uma oportunidade muito grande de juntar quatro grandes instituições a formar para o futuro”.

O Mestrado em Educação Alimentar funcionará na FCNAUP e na FPCEUP em horário pós-laboral. Trata-se de uma formação altamente prática, estando, inclusive, prevista a intervenção no terreno.

As candidaturas às 18 vagas disponibilizadas para a primeira edição do curso decorrem até 18 julho de 2022 e podem ser feitas aqui. O custo da propina varia entre os 1.250 euros (estudantes nacionais) e os 3.750 euros (estudantes internacionais).