A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FNAUP) celebrou, no passado dia 31 de maio, o seu 46.º aniversário.

O Dia da FCNAUP 2022 teve a particularidade de ser o primeiro a ser celebrado, presencialmente, nas novas instalações da faculdade, no polo do Campo Alegre. “Depois de dois anos de pandemia em que comemorámos online, é um triplo prazer podermos comemorar em nossa casa, com pessoas, e de forma presencial. É um dia emotivo”, confessou Pedro Graça, diretor da faculdade.

O impacto da pandemia não passou, de resto, ao lado da festa. “Foram três anos difíceis porque tivemos alguma dificuldade em manter o normal funcionamento com tanta gente em casa. Mas, ao mesmo tempo, empreendemos uma profunda remodelação, inclusive, curricular”, lembrou o diretor da FCNAUP, dando como exemplo a aposta nas “competências transversais” dos futuros nutricionistas.

“Começámos e vamos continuar a investir em dar mais competências que não só as da Nutrição. Oferecer essas competências de relacionamento, tanto pessoal como profissional, aos nossos estudantes, será uma marca que esperamos ter nos próximos anos”, vincou o responsável.

Ainda sobre o futuro, o diretor da FCNAUP destacou o lançamento, já no próximo ano letivo, do novo Mestrado de Educação Alimentar, um curso “transversal” que resulta da colaboração entre a FCNAUP e as faculdades de Belas Artes (FBAUP), Letras (FLUP) e Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP).

“É uma oportunidade muito grande de juntar quatro grandes instituições a formar para o futuro. Esse é o nosso desígnio para o próximo ano”, projeta Pedro Graça.

“Uma referência na área do nutricionismo em Portugal”

Quanto à cerimónia propriamente dita, o Dia da FCNAUIP 2022 abriu com as habituais intervenções do diretor da faculdade e de representantes dos docentes, estudantes, funcionários e da Ordem dos Nutricionistas.

Ainda da parte da manhã, debateu-se a o Futuro da Nutrição” e do Ensino da Nutrição” numa conferência conduzida pelos docentes Colin Sage e João Breda. Seguiu-se a entrega das insígnias aos doutorados da FCNAUP e de vários prémios aos membros da faculdade que mais se destacaram no último ano.

Coube ao Reitor da U.Porto encerrar a primeira parte do programa, com uma alocução em que começou por assinalar o “percurso notoriamente ascendente e meritório” que a FCNAUP desenhou ao longo dos últimos 46 anos, fixando-se hoje como “uma referência na área do nutricionismo em Portugal”.

Olhando para o presente, António de Sousa Pereira lembrou que a FCNAUP é “uma instituição pivot do cluster da saúde da Universidade do Porto. Um cluster que funciona em ambiente interdisciplinar, gera sinergias científicas entre várias instituições e assenta no conceito One Health”.

A este propósito, o Reitor enfatizou o papel da faculdade na resposta àqueles que são hoje os “grandes desafios para a saúde”. “A obesidade é hoje um dos mais graves problemas de saúde pública, sendo certo que a pandemia terá multiplicado e agravado as situações de comportamento alimentar desajustado”, notou.

“Também na U.Porto necessitamos, mais do que nunca, do know-how da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (….)  para ajustar a oferta alimentar da Universidade aos hábitos nutricionais das novas gerações e para corrigir comportamentos e estilos de vida desajustados”, exortou o Reitor.

As comemorações seguiram depois ao longo da tarde, onde houve espaço para refletir “O Processo Criativo no Negócio da Gastronomia” numa tertúlia com a participação de estudantes, docentes e vários chefs, e para uma mesa redonda sobre as “Vantagens do Ensino Pós-Graduado da FCNAUP”. O evento encerrou com uma “Sunset Surprise Party” nos espaços da faculdade.

O Dia da FCNAUP assinala o aniversário do bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação só viria a ser oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (a atual designação data de 1999).