A urgência de transformações nos hábitos alimentares globais esteve em debate, no passado dia 28 de março, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) O evento, organizado em colaboração com a Associação Vegetariana Portuguesa, incluiu a exibição do documentário Carne: a Pegada Insustentável, produzido pelo eurodeputado Francisco Guerreiro e realizado por Hugo de Almeida, e uma mesa de debate em torno de tópicos relacionados com o consumo de carne. 

Este documentário, pioneiro em Portugal, aborda a necessidade premente de uma mudança para uma dieta de base vegetal, destacando as consequências insustentáveis dos atuais padrões de consumo de carne. Filmado em vários países, incluindo Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica, o filme conta com a narração do ator Heitor Lourenço e mais de 20 entrevistas a especialistas na área.

A mesa de debate reuniu convidados especiais e uma plateia interessada em debater os desafios e soluções para esta questão global urgente.

Entre os convidados especiais do debate estiveram o eurodeputado Francisco Guerreiro, também produtor do filme, o realizador Hugo de Almeida, Joana Oliveira, vice-presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, a médica de Medicina Geral e Familiar Júlia Ferreira, e o nutricionista da AVP, Lucas Oliveira. A mesa foi moderada por Paulo Nogueira, docente da FPCEUP.

Foram abordados diversos tópicos, desde a pegada carbónica dos alimentos até ao impacto da pecuária na saúde pública, passando pelos determinantes psicossociais e educacionais do comportamento alimentar. A urgência de políticas públicas para lidar com a crise climática e de saúde foi também tema de discussão.

(Foto: FPCEUP)

Francisco Guerreiro, eurodeputado e produtor do filme, revelou algumas realidades do Parlamento Europeu, destacando a importância de políticas que promovam uma alimentação mais sustentável e os desafios de implementação dessas políticas a nível europeu e nacional.

Hugo de Almeida, realizador do documentário, partilhou os bastidores da realização e edição do filme, revelando os desafios encontrados na captação de mensagens, imagens e cenários que evidenciam, de forma clara, as problemáticas associadas à produção e consumo de carne. 

Joana Oliveira, vice-presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, focou-se nos aspetos climáticos e ambientais do consumo de carne, e como contribuem para o esgotamento de recursos essenciais, como água e solo agrícola.

A médica de Medicina Geral e Familiar Júlia Ferreira focou-se nas doenças zoonóticas e no uso de antibióticos na pecuária, destacando os riscos para a saúde pública associados ao seu uso excessivo e indiscriminado e a resistência antimicrobiana.

Lucas Oliveira, nutricionista da Associação Vegetariana Portuguesa, desmistificou várias questões relacionadas com a nutrição numa dieta de base vegetal. Abordou questões relacionadas com o ganho de massa muscular sem proteína animal e os equívocos sobre o consumo de soja, oferecendo esclarecimentos fundamentados em evidências científicas.

Paulo Nogueira, docente da FPCEUP e moderador da mesa, trouxe à discussão as questões psicológicas e educacionais associadas aos hábitos alimentares. Destacou a importância de mudanças de comportamento e de políticas educacionais que promovam escolhas alimentares conscientes e saudáveis.

Durante o evento, o público participou ativamente com inúmeras questões, revelando um interesse crescente na temática e um desejo de compreender melhor as implicações dos hábitos alimentares na saúde humana, no meio ambiente e nos direitos dos animais.

Em última análise, “Carne: a Pegada Insustentável” e a mesa de debate que se seguiu representaram um passo significativo na consciencialização e no diálogo sobre a importância de repensar a forma como nos alimentamos, em prol de um futuro mais sustentável para todos os seres.