Ana Gabriela Cabilhas, estudante do 2.º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto, foi eleita, no passado dia 4 de dezembro, para um novo mandato como presidente da Federação Académica do Porto (FAP), tornando-se assim a primeira mulher a ser reconduzida no cargo.

Encabeçando a única lista candidata, Ana Gabriela Cabilhas foi eleita com 20 votos a favor e dois votos e branco pelas 27 associações que integram o organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.

Natural de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, Ana Gabriela Cabilhas, de 24 anos, é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Entre 2017 e 2019, foi presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo da faculdade.

Em 2018, assumiu o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Académica do Porto e, um ano depois, passou a integrar a direção daquele organismo. Desenhava-se assim o percurso que culminou, em 2020, com a eleição daquela que é a primeira mulher ligada à U.Porto a liderar os destinos da FAP.

A frequentar desde 2019 o Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição – “partilhado” entre a FCNAUP e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) -, Ana Gabriela Cabilhas é ainda um dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto, um dos principais órgãos de decisão da Universidade.

Licenciada em Ciências da Nutrição, Ana Gabriela Cabilhas é estudante do 2.º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da FCNAUP e da FCUP. (Foto: DR)

“É imperioso resgatar o poder da educação”

Relativamente às prioridades para o próximo ano, a direção encabeçada pela jovem nutricionista promete dar seguimento a um primeiro mandato “marcado pela voz ativa, sonante e sempre atenta dos estudantes”, mas também pelas dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

“A FAP mostrou que os jovens nunca estiveram alheios à situação que o país vivia, ao cancelar a Queima das Fitas do Porto pelo segundo ano consecutivo e por ativar campanhas de apelo à vacinação nas camadas jovens”, lembra a equipa recém-eleita. Para além disso, “deu voz a agendas menos debatidas como a Inovação Pedagógica, alertou para o risco de abandono escolar e lembrou que os estudantes do ensino superior precisavam de ser cuidados pelo impacto da pandemia na saúde mental”.

É neste contexto que Ana Gabriela Cabilhas considera “imperioso resgatar o poder da educação”, bem como “discutir o Ensino Superior pela importância que tem na recuperação do país”. Para tal, elege como “bandeiras prioritárias a promoção do emprego qualificado digno, que valorize o investimento feito em educação, o inverno demográfico que assola Portugal e a agenda climática”.

Para além de Ana Gabriela Cabilhas, a nova direção da FAP inclui mais cinco  estudantes da U.Porto. José Miguel Neves (AEFFUP) vai desempenhar o cargo de tesoureiro, enquanto que João Fonseca (AEFCUP) e Diogo Pinto partilham s cargo de Vice-Presidente. Maria Pinhão Martins (AEFPCEUP) e Margarida Carvalho (AEFMUP) integram igualmente a nova equipa diretiva da Federação, ambas na qualidade de vogais.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2022 vai ter lugar no dia 9 de novembro, no Ateneu Comercial do Porto.