Celebrar o “Alimento nas Ciências Farmacêuticas” foi o mote da sessão que decorreu no passado dia 22 de novembro, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Inserido nas comemorações do Centenário da FFUP, o evento, que incluiu uma homenagem a Margarida Alice Ferreira (ver abaixo),  teve como objetivo destacar a importância do alimento como área cientifica de estudo na FFUP.

Uma realidade destacada por Fátima Vieira e Pedro Rodrigues, Vice-Reitores da U.Porto para a área da Cultura e Museus e para área da Investigação, Inovação e Internacionalização, respetivamente, que fizeram questão de realçar a importância da FFUP na área do alimento, bem como a intensa produção científica que o trabalho desenvolvido nesta área representa para a Universidade do Porto.

Para além da visão histórica do alimento nas Ciências Farmacêuticas, foi dado igual destaque à atividade que a FFUP desenvolve nesta área, dentro e fora da Universidade do Porto, nomeadamente com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, Centros de Investigação e empresas.

Numa perspetiva da construção de um percurso futuro, o evento contou ainda com diversos testemunhos de antigos estudantes nacionais e internacionais, que se especializaram na área do alimento e, atualmente, desenvolvem as suas carreiras profissionais nessa área por todo o mundo, criando um movimento de “diáspora do alimento” tendo como ponto de partida a FFUP.

O evento refletiu a importância do estudo do alimento na FFUP e na Universidade do Porto

Homenagem a Margarida Alice Ferreira

Paralelamente ao evento, a FFUP homenageou uma das personalidades que mais contribuiu para o afirmar do alimento na FFUP e para o desenvolvimento do Laboratório de Bromatologia, a Professora Margarida Alice Ferreira.

Quarta mulher doutorada pela Universidade do Porto, Margarida Ferreira desempenhou um papel fundamental no impulsionar do Laboratório de Bromatologia e do estudo do alimento. Um contributo agora reconhecido com a “reinauguração do laboratório, agora designado Laboratório de Bromatologia Professora Doutora Margarida Ferreira, em homenagem à mulher, a profissional e a obra da qual todos na FFUP beneficiam.

Da longa carreira de Margarida Alice Ferreira destaca-se a lecionação de várias Unidades Curriculares dentro e fora da FFUP, a orientação de inúmeras teses de doutoramento, assim como a publicação de mais de 230 trabalhos em revistas nacionais e internacionais.

Para além da sua atividade na FFUP, Margarida Alice Ferreira integrou o Grupo Instalador da Escola do Curso de Nutricionismo, atual Faculdade de Ciências da Nutrição da U.Porto, fundou o “Núcleo de Investigação em Produtos Naturais” na Universidade de Paraíba, no Brasil, que viria a receber o seu nome e foi nomeada pela Comissão Europeia Membro do Comité Científico da Alimentação Humana durante um triénio, com renovação no triénio seguinte.