Assinala-se esta segunda-feira, dia 18 de janeiro, um século sobre a criação oficial da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). A data marca também a abertura das comemorações do Centenário da FFUP, a decorrer ao longo do próximo ano.

Com origens na Escola de Farmácia – anexa à Escola Médico-Cirúrgica do Porto – que instaurou, em 1836, o ensino farmacêutico em Portugal, a FFUP fez parte da “formação” original da Universidade do Porto (criada em 1911), ainda que integrada na Faculdade de Medicina (FMUP). Foi necessário, no entanto, esperar até 1915 para se assistir à autonomia definitiva da instituição; e até 1918 para Hintze Ribeiro lhe reconhecer o estatuto de Escola Superior.

A 18 de janeiro de 1921, o decreto-lei 7.238 formaliza finalmente a elevação da Escola Superior de Farmácia do Porto à condição de Faculdade, dando início à história daquela que é hoje a mais antiga faculdade de Farmácia do país em funcionamento.

Nos 100 anos que se seguiram, e que agora se cumprem, a FFUP protagonizou uma história plena de marcos importantes, memórias e personalidades que contribuíram de forma essencial para o seu crescimento, bem como para a consagração do ensino das Ciências Farmacêuticas em Portugal e da posição do farmacêutico na sociedade.

A FFUP funcionou, entre 1916 e 2011, no edifício histórico da Rua Aníbal Cunha. (Foto: DR)

Entre as personalidades indissociáveis do percurso da FFUP inclui-se a de Aníbal Cunha, principal obreiro da transformação do ensino farmacêutico no país, e a quem se ficou a dever a construção do mítico edifício da Faculdade da Farmácia do Porto, entre 1916 e 1929, na rua com o seu nome.

Marcante foi também o incêndio ocorrido em maio de 1975 e que quase destruiu por completo este edifício, obrigando a obras de recuperação que se estenderam até 1982.

Em 2012, a FFUP deu início a um novo ciclo da sua história com a mudança – juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – para o moderno complexo situado no centro da cidade do Porto, junto ao Palácio de Cristal.

A FFUP e o ICBAS partilham, desde 2011, um dos maiores complexos de ensino e investigação da Península Ibérica no domínio das Ciências da Vida e da Saúde. (Foto: Gilberto Figueiredo)

Celebração do Centenário da FFUP

São todas estas memórias que a FFUP vai celebrar ao longo do próximo ano, através de um conjunto de atividades de âmbito cultural, social e científico, que englobarão toda a comunidade académica, e se estenderão até 18 de janeiro de 2022.

Com início marcado para as 15h00 desta segunda-feira, a Sessão de Abertura das Comemorações do Centenário da FFUP será presidida pelo Diretor da FFUP, Domingos Ferreira, e contará com a intervenção de representantes dos estudantes, alumni e funcionários da faculdade. O encerramento ficará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Dadas as atuais circunstâncias de saúde pública, a sessão será vídeo-transmitida para toda a comunidade, através do canal na FFUP no Youtube.

Ainda no âmbito deste primeiro momento das comemorações, a Biblioteca ICBAS/FFUP organizou, em colaboração com o Núcleo Museológico da FFUP, uma exposição com o tema “100 ANOS DE ENSINO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS”.

A exposição traz à luz do dia uma diversidade de documentos e imagens, parte do acervo da Biblioteca, que ilustram o reconhecimento do trajeto de sucesso da FFUP.

O programa geral das comemorações pode ser acompanhado, ao longo de 2021, através da página do Centenário da FFUP.