Já são conhecidos os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022. Com um total de 4748 candidatos colocados, a Universidade do Porto volta a dominar o topo da tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal, colocando três cursos no “top 5” e cinco entre os 10 com a nota de acesso mais elevada.

Medicina do ICBAS (190,3 valores), Engenharia e Gestão Industrial (189,8) e Medicina da FMUP (188,2) destacam-se então entre os cinco cursos superiores que registam a classificação média de entrada mais elevada deste ano (ver Tabela). Já o “top 10” inclui ainda os cursos de Bioengenharia (187,5 valores) e de Línguas e Relações Internacionais (185,4), numa lista onde apenas uma outra instituição coloca mais do que um curso (Universidade de Lisboa, com dois ciclos de estudo).

À Universidade do Porto pertencem, de resto, quase um terço (32%) dos 25 cursos com a mais alta nota de entrada no Ensino Superior em Portugal: além dos já referidos, incluem-se no top 25 os cursos de Medicina Dentária, Arquitetura e Medicina Veterinária.

Numa análise por áreas científicas, verifica-se que, para além dos oito presentes no top 25 nacional, vários cursos da U.Porto registam as mais altas notas de entrada do país no seu respetivo campo de estudo: Bioquímica (com 180,5 valores), Direito (177,2), Psicologia (176,5), Gestão (175,8), Criminologia (172,0), Engenharia Química (170,8) ou Engenharia Física (169,5).

Em Portugal, 63.878 estudantes candidataram-se à 1ª fase do CNAES 2021/2022, um número que representa um aumento de 1203 candidatos face ao período homólogo de 2020, sendo o “mais elevado desde 1996”, segundo comunicado oficial do MCTES.

Mesmo tendo sido a instituição de ensino superior público que registou um maior aumento de vagas  face a 2020/2021, a Universidade do Porto é, de resto, a instituição com a mais alta nota média de entrada neste Concurso Nacional de Acesso, registando 166,4 valores como média da classificação ponderada do último colocado das suas 52 licenciaturas e mestrados integrados. Apenas a Universidade Nova de Lisboa se aproxima deste número, com uma média de 163,2 valores.

“Não defraudar as expectativas dos novos estudantes”

Os dados agora revelados explicam-se em grande parte pelo facto de a Universidade do Porto ter registado quase o dobro de candidatos em primeira opção para o número de vagas disponíveis na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso.

No total, 8783 candidatos selecionaram um dos 52 cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior, o que significa que houve 1,8 candidatos por cada uma das 4820 vagas disponíveis.

É um orgulho ver que mais de 8700 jovens escolheram a Universidade do Porto como a sua primeira opção no Ensino Superior, particularmente quando as notas de entrada nos cursos da U.Porto indicam um elevado nível de excelência dos estudantes colocados”, vincou António de Sousa Pereira em declarações à comunicação social já após a divulgação dos resultados.

Satisfeito com o desempenho da instituição, o Reitor lembra, contudo, que “este nível de excelência coloca também um grande nível de exigência à qual a Universidade deve saber dar resposta como um todo, assegurando a elevada qualidade da formação da instituição, de forma a não defraudar as expectativas dos novos estudantes”.

Quase 9 mil candidatos escolheram um dos cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Em Portugal, 63.878 estudantes candidataram-se à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022 , tendo sido colocados 49,452, o segundo valor mais elevado desde 1989.

A 2.ª fase do CNAES 2021/2022 decorre de 27 de setembro a 8 de outubro, devendo a candidatura ser apresentada através do sistema online disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Segue-se uma terceira fase, a ter lugar de 21 a 25 de outubro.

Matrículas e atividades de receção

Os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem realizar o seu processo de matrícula de 27 de setembro (segunda-feira) a 1 de outubro (sexta-feira). À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, as matrículas voltam este ano a decorrer exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt.pt/matriculas.

Já as aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto vão arrancar na semana seguinte, a partir de 4 de outubro, juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site de cada faculdade.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa, entre outras surpresas. A entrega dos kits vai decorrer de 18 a 29 de outubro, no edifício da Reitoria.

O programa de receção aos novos estudantes da U.Porto encontra-se em atualização permanente no site www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o novo Guia do Estudante da U.Porto, composto por um conjunto de informações especialmente úteis para todos os que acabam de ingressar na Universidade.