A Universidade do Porto vai disponibilizar 414 vagas adicionais ao abrigo do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNAES) 2021/2022, em resposta ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas (mais de 63 mil) registadas na 1.ª fase do concurso, que decorreu entre 6 e 20 de agosto.

Anunciadas este sábado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), as novas vagas – resultantes da transferência dos lugares que ficaram por preencher nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior – distribuem-se por 41 dos 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado lecionados pelas 14 faculdades da instituição.

Entre os cursos que mais reforçam a sua oferta de vagas (os valores por curso podem ser consultados aqui) face aos números divulgados em julho passado, destaca-se a licenciatura em Engenharia Civil da FEUP, com mais 37 lugares disponíveis. Nota também para o “crescimento” das licenciaturas em Gestão (+29 vagas), Biologia (+25), Ciências e Tecnologia do Ambiente (+21), Engenharia Física (+20), Ciências do Desporto (+18), Economia e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ambas com mais 17 vagas).

A nova licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como as licenciaturas em Ciência de Computadores, Ciências da Comunicação, Direito, Línguas e Relações Internacionais, Psicologia e Sociologia, e os mestrados integrados em Medicina da FMUP e do ICBAS, Medicina Dentária e Medicina Veterinária, não disponibilizam vagas adicionais para esta fase especial do concurso.

Focando a análise nas diferentes faculdades da U.Porto, verifica-se que a de Ciências é a que mais contribui para o reforço de vagas da instituição, com 135 novos lugares disponibilizados para 10 cursos. Seguem-se as faculdades de Engenharia (mais 120 vagas para 10 cursos), Letras (+73 vagas/10 cursos), Economia (+46 vagas/dois cursos), Desporto (+18 vagas /um curso), Direito (+6  vagas/um curso), Psicologia e Ciências da Educação (+5 vagas/um curso), Belas Artes (+4 vagas/dois cursos), Farmácia (+4 vagas/um curso), Arquitetura (+1 vaga/um curso), e de Ciências da Nutrição e Alimentação (+1 vaga/um curso), e o ICBAS (+1 vaga/um curso)

Na comparação com as restantes instituições de ensino superior público nacionais, a U.Porto é aquela que mais reforça o seu número de vagas, à frente da U.Lisboa (+368 vagas), do Instituto Politécnico do Porto (+287) e da Universidade do Algarve (+250)

No total, as universidades e institutos politécnicos portugueses oferecem agora um total de 56043 vagas para o próximo ano letivo, o que representa um aumento de 3080 vagas (6%) face ao valor inicialmente fixado (52963 vagas).

A U.Lisboa é a instituição com mais lugares disponíveis (7672), seguida da U.Porto (4820), da U.Coimbra (3431), do Instituto Politécnico do Porto (3319) e da U.Minho (3050).

Alterações à candidatura de 7 a 9 de setembro

De forma a permitir que todos os candidatos possam ter acesso às novas vagas agora anunciadas (e que serão divulgadas até ao dia 6 de setembro, segunda-feira, no portal da Direção-Geral do Ensino Superior), a plataforma de candidatura online disponibilizada pela DGES estará aberta nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

Durante este período, os candidatos terão a oportunidade de alterar as opções de candidatura já apresentadas na 1.ª fase do concurso, sendo considerada apenas a última candidatura submetida.

Os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022 serão divulgados a 27 de setembro, no portal da DGES . A 2.ª fase arranca nesse mesmo dia e prolonga-se até 8 de outubro. Já a 3.ª fase vai decorrer de 21 a 25 de outubro.

O ano de todos os recordes

Recorde-se que a melhor universidade portuguesa tinha partido para este concurso com um número recorde de 4406 vagas para os seus 52 cursos de licenciatura (46) e mestrado integrado (6)mais 233 do que em 2020/2021, repetindo assim o estatuto de instituição de ensino superior público que regista um maior aumento de vagas face ao ano anterior.

Num ano marcado pelo aumento de vagas para os cursos relacionados com as competências digitais e para cursos tradicionalmente mais procurados (com um índice de excelência de candidatos superior a 100), a lista dos cursos da U.Porto com mais vagas disponíveis para 2021/2022 é agora encabeçada pela renovada Licenciatura em Engenharia Informática e Computação oferecida pelas faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP), que regista o maior aumento de vagas (160 para 266) entre todos os cursos a concurso a nível nacional.

No “clube” dos cursos com mais de 200 vagas incluem-se ainda a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, com 247 lugares, o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina, com 245,  as licenciaturas em Economia e Gestão da Faculdade de Economia, ambas com 225, e a licenciatura em Engenharia Mecânica da FEUP, com 210 lugares em aberto.

O CNAES deste ano fica igualmente marcado pelo “crescimento” das licenciaturas em Gestão (com 225 vagas, mais 67  do que o ano anterior) e Direito (com 174 vagas, mais 28 do que o ano anterior), bem como dos cursos de Engenharia Mecânica (210 vagas, +29), Psicologia (123 vagas, +16), Física (54 vagas, +13) Arquitetura com (124 vagas, +11), Engenharia e Gestão Industrial (107 vagas, +17), Bioengenharia (92 vagas, +16), Medicina Veterinária (61, +5), Línguas e Relações Internacionais (60, +4), Língua Aplicadas (56 vagas, +5) e Design de Comunicação (57, +3)

A “nova” Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação lidera a lista dos cursos com mais vagas disponíveis. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A U.Porto ajuda

De forma a apoiar os candidatos no processo de escolha, a U.Porto lançou um portal com informação detalhada sobre a instituição e respetiva oferta formativa.

Para retirar dúvidas e apoiar os candidatos em todo o processo de candidatura, a Universidade disponibiliza igualmente, e tal como nos anos anteriores, um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), que estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Para mais informações sobre a oferta formativa da U.Porto e sobre o processo de candidatura, pode consultar o site da Universidade do Porto.