O investigador Bruno Sarmento, líder do grupo de investigação «Nanomedicines & Translational Drug Delivery» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente eleito Director-at-Large (vice-diretor) da maior sociedade científica internacional na área dos sistemas de libertação controlada de fármacos, a Controlled Release Society (CRS). Torna-se assim o primeiro português a integrar a direção desta organização científica.

Após ter exercido diversas funções dentro da Sociedade, onde foi presidente do Focus Group de Nanomedicine and Nanoscale Drug Delivery, vice-presidente do Capítulo Ibérico e cofundador do Capitulo Brasileiro, tendo sido, ainda, membro do «College of Fellows» da sociedade, Bruno Sarmento considera que a sua candidatura e eleição «foi uma evolução natural», tendo em conta o conhecimento e experiência que tem sobre a área e «o grau de interação com os membros mais ativos da CRS».

Para Bruno Sarmento, ocupar o cargo de vice-diretor desta sociedade científica mundial representa «um desafio» e também «uma oportunidade única para conhecer ainda melhor a realidade mundial da investigação académica e industrial de medicamentos, graças à proximidade, que haverá, de discussão científica, técnica e regulamentar com as pessoas de maior renome internacional». O investigador espera ainda «poder contribuir para o reforço da CRS como a sociedade mundial que melhor promove a investigação em libertação controlada de fármacos».

Esta eleição, sublinha Bruno Sarmento, representa também «um reconhecimento do trabalho feito pelo grupo de investigação, e por todos os seus antigos e atuais membros, assim como às instituições que nos têm proporcionado as condições necessárias, e aos quais estou grato e reconhecido».

A Controlled Release Society é uma sociedade científica internacional que reúne especialistas académicos, da indústria e da área regulamentar dedicados à ciência da formulação e administração de fármacos, incluindo farmacêuticos, engenheiros, médicos e profissionais técnicos. Sedeada nos Estados Unidos, a sociedade possui mais de cinco mil membros a nível mundial e está organizada em oito «Focus Groups» e 18 Grupos Locais em diferentes zonas geográficas.

Sobre Bruno Sarmento

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) em 2002, Bruno Sarmento concluiu apenas cinco depois o doutoramento em Nanotecnologia Farmacêutica na U.Porto, em colaboração com a Queen’s University (Canadá), a Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). De 2007 a 2012, ocupou uma posição de pós-doutorado na FFUP, em colaboração com a Universidade de Copenhaga.

Co-fundador da Inovapotek, spin-off da U.Porto, em 2008, Bruno Sarmento entrou no INEB (atualmente integrado no i3S) em 2012, como investigador associado. Atualmente é líder do grupo de investigação «Nanomedicines and Translational Drug Delivery» no i3S, membro da direção do i3S, Professor Associado Convidado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU) e professor visitante na Queen’s University, Belfast (Reino Unido).

Bruno Sarmento é também editor do «European Journal of Pharmaceutical Sciences» e membro do Conselho Consultivo Editorial de várias revistas internacionais de referência. A sua investigação centra-se no desenvolvimento de nanomedicinas funcionalizadas e na sua aplicação a nível farmacêutico e biomédico, nomeadamente nas áreas da diabetes, cancro e doenças infeciosas. Especializou-se também em modelos de engenharia de tecidos da mucosa para validar nanomedicinas.