Ana Leite e Sofia Correia, estudantes de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), são as vencedoras do “RESET Project Student Contest”, que visou a construção do logótipo para o projeto RESET, uma iniciativa pioneira que junta a U.Porto e mais sete universidades europeias no combate às barreiras que se colocam às carreiras científicas de mulheres em investigação e na academia.

As estudantes decidiram participar por compreenderem a importância do projeto na perceção e implementação da igualdade de género na sociedade. “Ao conhecermos o concurso de criação de identidade visual do RESET tivemos desde logo vontade de participar por nos revermos nos valores do projeto e sentirmo-nos parte desta necessidade de reestruturação para a igualdade de género”, explica.

Perante o desafio de criarem um  logótipo moderno, que incluísse uma mensagem ou slogan claros e consistentes com os objetivos do projeto, as estudantes tiveram em mente “conceitos como desconstrução, reconstrução e igualdade”. Quiseram representar “a união das diferenças e diversidade e também as ideias de transformação e movimento” e aplicaram a cor roxa por ser uma cor associada à igualdade de género e para dar ênfase ao “caráter interventivo do RESET”.

“Aceitar este desafio foi igualmente uma oportunidade para trabalhar com um cliente e um projeto real, bem diferente de trabalhar em contexto académico, notam ainda Ana Leite e Sofia Correia, acrescentando que “é gratificante” saber que o seu trabalho é reconhecido e “vê-lo espalhar-se por vários pontos da Europa”.

Questionadas sobre o significado da igualdade de género na comunidade científica, Ana Leite e Sofia Correia afirmam que este este tema deve ser uma preocupação de todos, e não apenas das mulheres. “Juntos podemos criar oportunidades iguais e reconhecimento igual”, finalizam.

O logótipo premiado representa “a união das diferenças e diversidade e também as ideias de transformação e movimento”.

Sobre o projeto RESET

Colocar a igualdade de género e diversidade no centro da decisão política aos níveis académico e científico é o objetivo deste projeto pioneiro que junta a Universidade do Porto às suas congéneres de Bordéus (França), Łódź (Polónia), Oulu (Finlândia), da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), da Ruhr-University Bochum (Alemanha) e da Sciences Po Paris (França).

Com uma duração de quatro anos e um orçamento global de 3 milhões de euros, o projeto RESET vai focar-se no combate às barreiras sistémicas e culturais às carreiras científicas de mulheres em investigação e na academia, desde a frequência do doutoramento, até à ascensão a posições de carreira nas suas áreas. Para tal, pretende-se promover uma participação alargada das mulheres a todos os níveis, seja em posições de liderança estratégica e científica ou na inclusão das questões de género nas atividades de investigação e inovação.

Entre as atividades a promover incluem-se o desenvolvimento e aplicação de Planos de Igualdade de Género (GEP’s) em cada uma das sete organizações parceiras, procurando desta forma transformar e sustentar a igualdade de género em todas as etapas das carreiras académica e científica.

O projeto RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together é financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.