A Universidade do Porto é uma das sete instituições de ensino superior europeias que acabam de arrancar com as atividades do projeto RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together, que tem como objetivo colocar a igualdade de género e diversidade no centro da decisão política aos níveis académico e científico.

Com uma duração de quatro anos e um orçamento global de 3 milhões de euros, este projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia foca-se no combate às barreiras sistémicas e culturais às carreiras científicas de mulheres em investigação e na academia, desde a frequência do doutoramento, até à ascensão a posições de carreira nas suas áreas. Para tal, pretende-se promover uma participação alargada das mulheres a todos os níveis, incluindo em posições de liderança estratégica e científica, bem como a inclusão das questões do género nas atividades de investigação e inovação.

Entre as atividades a promover incluem-se o desenvolvimento de planos de igualdade de género (GEP’s) e o estabelecimento de conselhos para a igualdade de género (GEB’s) em cada uma das sete organizações parceiras.

À equipa da U.Porto caberá ainda desenvolver um inquérito a aplicar nas diferentes organizações parceiras, com o objetivo de auscultar as perceções e experiências de (des)igualdades dos membros da academia e identificar os principais obstáculos à promoção da igualdade na U.Porto.

Coordenada pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização, a participação da Universidade do Porto envolve a participação das docentes Marisa Matias, Conceição Nogueira e Sara Isabel Magalhães, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), às quais se juntam Alexandra Lopes e Isabel Dias, da Faculdade de Letras (FLUP). O projeto conta ainda com a colaboração do Serviço de Investigação e Projetos da Reitoria.

Para além da U.Porto, o RESET conta ainda com a participação das universidade de Bordéus (França), Łódź (Polónia), Oulu (Finlândia), da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), da Ruhr-University Bochum (Alemanha) e da Sciences Po Paris (França).

O RESET foi um dos projetos selecionados pela Comissão Europeia na convocatória Science with and for Society (SWAFS) do Horizonte2020, cujo objetivo é apoiar organizações de investigação a implementarem Planos de Igualdade de Género.