A alimentação e a atividade física funcionam em “equipa” no Programa UPFit do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP). E é por isso mesmo que, em paralelo com as sessões de exercício físico, o programa de desporto da U.Porto oferece, desde 2019, um serviço de consultas de nutrição e aconselhamento nutricional aberto a toda a comunidade.

“Sabemos hoje que a alimentação e o exercício físico são os principais determinantes da nossa saúde e que muitas doenças oncológicas ou cardiovasculares podem ser prevenidas pela adoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim, pretende-se com este serviço uma melhoria relevante na qualidade de vida, bem-estar e saúde da população”, concretiza a nova nutricionista do CDUP-UP, Joana Resende.

Através destas consultas – que integram o programa UPFit Saúde, juntamente com os serviços de aconselhamento alimentar e de avaliação da composição corporal – procura-se providenciar um serviço individualizado e ajustado a cada pessoa e às suas necessidades.

Nas consultas do CDUP-UP é possível usufruir de uma avaliação através da InBody e/ou medição das pregas cutâneas, assim como os diversos perímetros, análise detalhada da história clínica e antecedentes familiares, análise da história alimentar, elaboração de um plano alimentar individualizado adequado às necessidades e preferências e posterior acompanhamento ao longo do tempo.

Além das consultas de nutrição, o UPFit Saúde disponibiliza aconselhamento nutricional e avaliação corporal.

Um programa para todos

As consultas de nutrição e os restantes serviços que integram o Programa UPFit Saúde destinam-se “a qualquer pessoa, independentemente da frequência com que pratique exercício físico”. O que muda, segundo Joana Resende, são mesmo os objetivos de cada um: “para um frequentador de ginásio recreativo o foco será na melhoria dos hábitos de vida, saúde e bem-estar. Já para um atleta, o foco será, além da qualidade de vida, a performance e rendimento desportivo”, explica a nutricionista formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (2009-2014).

Joana Resende, que é  também atleta federada de Voleibol – joga no AJM FCPorto -, lembra ainda que “é importante que a alimentação, o treino e o descanso andem de mãos dadas para se atingirem os objetivos pretendidos”. E por isso deixa a dica, em forma de convite: “por vezes, modificações pequenas no dia-a-dia podem originar resultados tão significativos nesta nossa prioridade que é ser saudável e ter a maior qualidade de vida possível. Estamos aqui para vos ajudar”.

As consultas de nutrição e aconselhamento alimentar do programa UPFit Saúde podem ser agendadas no site do CDUP-UP.