O Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai acolher esta sexta-feira, 14 de fevereiro, o evento de lançamento da maior conferência europeia de investigação em matéria de transportes e mobilidade – a Transport Research Arena (TRA), a decorrer em abril de 2022, em Lisboa (TRA Lisbon 2022). Estão confirmadas as presenças dos secretários de Estado Eduardo Pinheiro (Mobilidade) e Jorge Delgado (InfraEstruturas).

O principal objetivo deste encontro – intitulado “Transformar a Mobilidade: Sustentabilidade e Inclusão no Setor dos Transportes” – na FEUP é fazer uma espécie de enquadramento do que está a ser pensado para daqui a dois anos em matéria de sustentabilidade e inclusão dos transportes.

“É claro para todos que se trata de um setor em rápida mudança, induzida quer pela emergência climática quer pelos progressos tecnológicos. Isto levanta novas questões que a investigação científica tem a obrigação de formular corretamente e responder da forma mais eficiente e socialmente justa. Esta sessão vai começar a discutir os desafios e as respostas que estão a ser preparadas”, explica José Manuel Viegas, o embaixador da TRA Lisbon 2022.

De acordo com Jorge Pinho de Sousa, investigador da FEUP nesta área, “os avanços tecnológicos e a digitalização criaram extraordinárias oportunidades de investigação interdisciplinar e com impacto a nível global. A comunidade científica tem, numa sociedade em rápida evolução e com cidades mais complexas e heterogéneas, um papel decisivo na resolução dos graves problemas que se nos colocam ao nível dos transportes, e na procura de soluções de mobilidade inovadoras, mais sustentáveis e que promovam, de forma participada, a inclusão social.”

Promovida por um conjunto de entidades Portuguesas, da qual a Faculdade de Engenharia faz parte, esta iniciativa pretende então sensibilizar investigadores, empresas e outros stakeholders para a discussão sobre as tendências tecnológicas e de investigação no setor dos transportes.

A entrada é livre. O programa do evento pode se consultado aqui.