Perto de 8 mil estudantes nacionais e internacionais de licenciatura, mestrado e doutoramento chegam, pela primeira vez à U.Porto, este ano letivo. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Conhecidos que estão os resultados das candidaturas ao Ensino Superior 2019/2020, é hora de comemorar a chegada daqueles que estão agora a iniciar o seu percurso académico. Na Universidade do Porto, as celebrações voltam a a passar pela Praça Gomes Teixeira (junto à Reitoria), palco escolhido para acolher, na tarde da próxima quarta-feira, dia 11 de setembro, a tradicional Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto, que este ano tem como mote “Somos U.Porto, Mais que uma Universidade”.

Entre os mais de 8 mil estudantes “convocados” para a grande festa de boas vindas à U.Porto destacam-se os mais de 4000 “caloiros” que preencheram a quase totalidade das vagas disponibilizadas pela Universidade na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A eles juntam-se os estudantes de primeiro ano de Mestrado e Doutoramento, e os estudantes de todo o mundo que escolheram a U.Porto para iniciarem a sua formação académica, ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Com início marcado para as 14h30, a sessão vai abrir com palavras de  boas-vindas oficiais à Universidade e à cidade, a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e de representantes da Câmara Municipal do Porto e da Federação Académica do Porto (FAP). A “apadrinhar” os novos estudantes da U.Porto estará também Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A festa segue depois pela tarde fora, com a participação do DJ Scotch, atuações da Tuna Académica da Faculdade de Direito da U.Porto (TAFDUP) e do Projeto EZ, entre outras surpresas que estão a ser preparadas. Pelo meio, não faltará a obrigatória “fotografia de família” com todos os novos membros da comunidade U.Porto.

“SOMOS U.PORTO, Mais que uma Universidade” é o mote para a Receção dos Novos Estudantes 2019/2020.

Ao longo da sessão, os estudantes terão ainda a oportunidade de levantar o seu Kit de Boas-Vindas,  que inclui toda a informação sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt e o saco da U.Porto. Para tal, devem dirigir-se até junto das bancas das respetivas faculdades – que estarão instaladas na Praça Parada Leitão – e apresentar o voucher recebido no momento da matrícula (ou, no caso de ainda não terem efetuado a matrícula ou já terem realizado online – no caso dos mestrados, doutoramentos ou estudantes internacionais – na banca do serviço de Formação e Organização Académica).

No kit de boas-vindas seguirá também uma pulseira, que, à semelhança de anos anteriores, permitirá aos estudantes conhecer a cidade que será a sua “casa” nos próximos anos. Para tal, 20 espaços e museus do Porto voltam a juntar-se à Universidade na promoção de um roteiro que inclui passagens por Serralves, Casa da Música, Torre dos Clérigos, ou o Museu do Futebol Clube do Porto, entre outros locais que os estudantes vão poder visitar, de forma gratuita, entre 12 e 15 de setembro.

Mais informações em www.up.pt/welcome e nas redes sociais – Facebook e Instagram – da U.Porto.